O Mercedes eEconic é um caminhão elétrico "para uso municipal". Dito de forma menos elegante, isto significa que o veículo é um caminhão de lixo. A produção em série teve início na maior fábrica de caminhões da Mercedes-Benz Trucks em Wörth, na Alemanha.
Após testes internos, o eEconic vem passando por testes práticos com clientes desde maio de 2022. O primeiro eEconic produzido em série irá para a empresa dinamarquesa de gerenciamento de resíduos Urbaser A/S; outros veículos deverão ser entregues no decorrer do ano.
O veículo é o segundo caminhão elétrico a bateria da Mercedes a sair da linha de produção em Wörth - o início da produção dos eActros em outubro de 2021 está a apenas alguns meses de distância. O eEconic é baseado na mesma arquitetura que os eActros.
O eEconic será fabricado na linha de montagem existente da Mercedes-Benz Special Trucks, em paralelo e de forma flexível ao lado dos caminhões com motores de combustão. Em seguida, o eEconic vai para o Future Truck Center para eletrificação, onde - assim como os eActros - é equipado com os componentes de propulsão elétrica.
Em várias etapas de produção, entre outras coisas, são instaladas as baterias de alta tensão e a unidade de carregamento. Uma vez montados todos os componentes de alta tensão, todo o sistema pode ser colocado em operação e o caminhão está pronto para rodar.
Como um "veículo de coleta de resíduos", o eEconic destina-se a cobrir a maioria das rotas em operação de turno único sem a necessidade de uma recarga intermediária. A linha de transmissão elétrica permite um piso plano da cabine - facilitando o "deslizamento" pela cabine - para que o motorista possa sair pela porta do passageiro, evitando o trânsito. Uma atualização sobre o Econic convencional é também o cockpit multimídia, de acordo com o fabricante.
Outro destaque do caminhão zero emissão é o vidro panorâmico e o para-brisa aquecido "Thermocontrol", que foi projetado para não embaçar. Além disso, o para-brisas revestido reduz o aquecimento do interior pela radiação solar. Como um bônus de segurança no trânsito da cidade, o eEconic está equipado com o assistente de desligamento S1R e um assistente de freio de emergência.
A Daimler Truck está perseguindo o objetivo de transporte neutro de CO2 nas estradas até 2050. Em seus principais mercados, América do Norte, Europa e Japão, o Grupo quer, portanto, vender exclusivamente veículos neutros em CO2 a partir de 2039. De acordo com a estratégia dupla, serão usadas baterias e modelos a hidrogênio.
Fonte: Daimler Truck
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil