Mini Aceman é o nome do primeiro SUV elétrico da marca, antecipado por este conceito "quase de produção" cujo design também nos dá uma prévia da futura linha totalmente elétrica da marca que pertence ao BMW Group.
Ele mantém todos os traços de design familiares da Mini, mas também não se parece com nenhum modelo anterior, especialmente em termos de proporções, bem como o fato de que muitas de suas características são bastante esculpidas, deixando um pouco de lado as formas arredondadas que nos acostumamos.
O novo design do conceito Mini Aceman será, em grande parte, reproduzido no modelo de produção. Provavelmente os retrovisores ficarão maiores e os nichos do conjunto ótico dianteiro e traseiro e os para-choques também podem receber algumas atualizações, mas o que temos aqui é praticamente a versão final.
A Mini diz que o conceito mede 4,05 metros de comprimento, tem 1,99 metro de largura (retrovisores incluídos), tem 1,59 metro de altura e está montado em grandes rodas de 20 polegadas.
Isso provavelmente vale para o interior também, onde o fabricante observa que não usou nenhum cromado ou couro. Não temos certeza se a Mini realmente venderá o veículo com um volante revestido de veludo, mas a arquitetura básica do interior parece pronta para entrar em produção.
Isso é confirmado pela linha de botões abaixo da tela central circular - se este fosse um conceito mais tradicional, eles certamente teriam destacado ainda mais o minimalismo da cabine. As capas dos tweeters em todos os quatro painéis de porta também parecem ser de um veículo de produção, não de um conceito...
Também parece que ele antecipa novas maneiras de personalizar uma cabine Mini, com o Aceman Concept sugerindo que o fabricante oferecerá um revestimento/estofamento ainda mais incomum do que o existente e que pode se estender até o painel. Oliver Heilmer, Chefe de Mini Design explica que:
O conceito de veículo puramente elétrico possibilita direcionar o design mais para os valores fundamentais tradicionais da MINI em consonância com o princípio tradicional do uso criativo do espaço.
Isso cria modelos que tomam pouco espaço na estrada ao mesmo tempo em que oferecem ainda mais conforto, mais versatilidade e mais emoção por dentro do que nunca.
Os materiais de malha no interior do conceito são, naturalmente, reciclados e a tela usa tecnologia OLED para definição máxima. A Mini também está divulgando o quão digitalizado este modelo é, presumivelmente referindo-se à interface simplificada que gira principalmente em torno da grande tela central redonda.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Mini Cooper SE elétrico: versão top chega ao Brasil por R$ 259.990
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Mini John Cooper Works Electric mantém tradição sem combustão
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Novo Mini Cooper Elétrico já está à venda no Brasil por R$ 209.990
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Mini Cooper JCW E: hot elétrico de 259 cv aparece em primeiras imagens