Ford e GM entraram em contato com agências de segurança automotiva dos EUA na tentativa de obter incentivos relacionados a carros autônomos, embora isso tenha sido mantido em segredo. As montadoras têm planos de lançar uma frota limitada de carros-rôbos sem controles humanos típicos, como volantes e pedais.

De acordo com uma matéria da Reuters, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) pode permitir que um número limitado de carros autônomos rodem em estradas dos EUA sem esses controles. Ford e GM esperam colocar até 2.500 (o limite máximo) desses veículos na estrada apenas este ano, embora eles sejam para fins de compartilhamento de viagens e entregas - as empresas NÃO estão pedindo permissão para vender os carros aos clientes.

Galeria: Cruise Origin

A NHTSA divulgou os pedidos separados da GM e da Ford esta semana. A agência reguladora está aberta para comentários públicos nos próximos 30 dias. A GM fez um pedido em 2018 onde a empresa queria testar um carro autônomo sem volante ou freios construídos em uma plataforma Chevrolet Bolt EV. No entanto, a montadora retirou o pedido em 2020.

A GM também anunciou em fevereiro passado que fez um pedido semelhante à NHTSA para implantar carros autônomos sem volantes ou retrovisores. Os veículos autônomos também não teriam indicadores de direção e limpadores de para-brisas.

GM Cruise Bolt

A empresa também planeja introduzir o GM Cruise Origin, que é um veículo autônomo que tem portas similares a de um vagão de metrô, e não tem volante. A GM diz que os passageiros devem apertar os cintos de segurança antes da viagem começar e que continuará trabalhando com a NHTSA à medida que a agência revisar seus pedidos.

A Ford apresentou sua petição mais recente à NHTSA há um ano, em julho de 2021. No entanto, isso foi mantido em silêncio até esta semana. A marca do oval azul está fazendo planos para lançar uma frota de veículos híbrido-elétricos para serviços de condução autônoma, carona e entregas de encomendas em um futuro próximo.

A Ford informou à NHTSA que controles ativos de condução causariam riscos de segurança para seus carros autônomos. Um porta-voz da Ford compartilhou via Reuters que o:

"... petição é um passo importante para ajudar a criar um caminho regulatório que permita que as tecnologias autônomas amadureçam ao longo do tempo, eliminando controles e telas que só são úteis aos motoristas humanos."

Enquanto isso, Steven Cliff, administrador da NHTSA, declarou que a agência reguladora examinará cuidadosamente essas petições para garantir que os planos sejam seguros. Além disso, a agência determinará se existem ou não considerações adequadas para as pessoas com deficiência.