As vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros bateram novos recordes históricos no mês de junho, contrariando todas as probabilidades e os enormes desafios que se apresentam no momento.
De acordo com dados da EV-Volumes, compartilhados por José Pontes, cerca de 913.479 novos carros eletrificados de passageiros (elétricos e híbridos plug-in) foram emplacados em junho, o que representa um crescimento de 54% na comparação anual.
Isso representa um novo recorde maciço e uma clara indicação de que estamos caminhando para o patamar de mais de 1 milhão de eletrificados por mês e mais de 10 milhões por ano.
O mercados de carros eletrificados (lá fora chamados de 'plug-in') está se expandindo a um ritmo acelerado, o que não é fácil, já que mesmo os híbridos convencionais estão em queda (terceiro mês consecutivo de queda na comparação anual).
Vale destacar que a participação de mercado de carros eletrificados aumentou para 16%, enquanto que os carros 100% elétricos atingiram um recorde de 12% pela primeira vez.
Apenas para comparação, os carros eletrificados têm 2,6% de participação no Brasil, sendo 0,5% quando consideramos apenas os modelos 100% elétricos.
Emplacamentos de carros eletrificados:
Nos seis primeiros meses de 2022, mais de 4,1 milhões de novos carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros foram emplacamentos globalmente, em comparação com quase 6,5 milhões em todo o ano de 2021.
Emplacamentos de eletrificados (acumulado):
Os dois modelos mais vendidos no mês passado foram da Tesla: Model Y (97.950) e Model 3 (53.768), seguido pelo microcarro Wuling Hong Guang MINI EV (46.250).
Quatro modelos da BYD garantiram posições de 4 a 7, enquanto o Volkswagen ID.4 ficou com o oitavo lugar (16.462).
Top 10 em junho:
No acumulado do primeiro semestre, o Tesla Model Y foi o carro elétrico mais vendido (314.921), com uma grande vantagem sobre o Tesla Model 3 (219.095) e Wuling Hong Guang MINI EV (207.829).
Acreditamos que o Tesla Model Y permanecerá em primeiro lugar durante todo o ano de 2022, mas o desempenho de todos os outros modelos (especialmente abaixo do pódio) ainda é uma questão em aberto.
Top 20 até o final de junho:
Em junho, a marca mais vendida foi a Tesla, com uma vantagem notável sobre a BYD, que bateu seu novo recorde. Outras marcas não chegam nem perto desses dois gigantes.
Top 10 - junho
Mas considerando o acumulado do ano, a marca mais vendida é a BYD, graças a uma grande linha de BEVs (veículos elétricos a bateria) e PHEVs (híbridos plug-in). É uma questão em aberto se Tesla será capaz de tirar a liderança da chinesa no 3º trimestre.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul