Os derivados de níquel usados nas baterias de lítio da Tesla também virão da Indonésia. A montadora norte-americana assinou contratos no valor de cerca de US$ 5 bilhões para comprá-los de empresas locais. O anúncio foi feito por um ministro sênior à agência CNBC Indonésia.

Para o país asiático esta é uma notícia muito importante. No início deste ano, o presidente Joko Widodo se reuniu com o fundador da Tesla, Elon Musk, para promover investimentos na área e tentar abrir uma gigafábrica. 

"Ainda estamos em constantes conversas com a Tesla, mas eles começaram a comprar dois excelentes produtos da Indonésia", disse o ministro coordenador de assuntos marítimos e investimentos, Luhut Pandjaitan, em uma entrevista transmitida na segunda-feira.

Acordo de 5 anos

Luhut Pandjaitan disse que a Tesla assinou um contrato de cinco anos com empresas de processamento de níquel que operam em Morowali, Sulawesi. No entanto, a montadora norte-americana de veículos elétricos não divulgou nenhuma declaração oficial sobre o assunto.

A Indonésia está se concentrando fortemente no fornecimento de níquel para grandes indústrias automotivas. Nos últimos meses, bloqueou as exportações de níquel apenas para investidores e, assim, atraiu investimentos de gigantes siderúrgicas chinesas e de empresas sul-coreanas, como LG e Hyundai.

Política indonésia

No entanto, a maioria dos investimentos em níquel até o momento têm sido na produção de metal bruto, como ferro-gusa de níquel e ferroníquel.

O governo indonésio agora - como um alto funcionário disse à Reuters na semana passada - pretende impor um imposto sobre a exportação desses metais para aumentar a receita, ao mesmo tempo em que incentiva mais produção interna de produtos de maior valor agregado.

Recentemente, a Toyota anunciou um mega investimento de US$ 1,8 bilhão para produzir veículos elétricos no país do sudeste asiático que tem recebido cada vez mais investimentos nessa área.