Enquanto na Europa e nos Estados Unidos os carros elétricos ainda têm um caminho a percorrer, na China a venda de modelos movidos a bateria está avançando muito rápido. Na potência asiática, a participação dos elétricos e híbridos plug-in (NEV) atingiu 26,7% do mercado e pode fechar 2022 com o dobro das vendas do ano passado.
Esse crescimento impressionante é apoiado por políticas governamentais e montadoras chinesas que visam o mercado interno e também começam a se projetar em outras regiões, incluindo a Europa.
Os dados são fornecidos diretamente pela Associação de Automóveis de Passageiros da China e apontam para um crescimento de 20% do mercado em comparação com o mesmo período em 2021. O principal motor na China são os carros (NEV) - New Energy Vehicles, que, segundo a análise da associação, poderiam passar de 2,99 milhões no final de 2021 para 6 milhões no final de 2022.
Novamente de acordo com o comentário da instituição, esta é uma previsão "cautelosa", pois poderia haver um crescimento ainda maior nos últimos quatro meses do ano.
Analisando a situação dos fabricantes, são as marcas chinesas que estão ostentando os melhores números, com uma participação de 73% dos carros eletrificados (100% elétricos + híbridos plug-in) emplacados em julho (um aumento de 9% em relação a julho de 2021).
Entre eles está a BYD, que já entregou 162.214 carros novos (+183,1% em 2021) divididos igualmente entre modelos híbridos plug-in e 100% elétricos e que planeja sua expansão para o Japão, Austrália, Suécia, Alemanha e Israel até 2022.
Também merece destaque o desempenho da Xpeng, Li Auto e Nio, que juntas compõem 16,5% do mercado chinês. Com mais problemas, a Tesla vendeu apenas 28.217 carros em julho, significativamente menos do que as 78.906 unidades de junho.
O declínio acentuado, no entanto, era esperado devido às interrupções de produção na fábrica de Xangai devido à expansão da fábrica. O objetivo da gigante norte-americana, na verdade, é levar a produção anual a um milhão de veículos nos próximos meses.
Apenas para comparação, no primeiro semestre de 2022 foram emplacados 20.427 carros elétricos e híbridos no país, o que dá uma participação de mercado de cerca de 2,4%, um número ainda baixo (5% nos Estados Unidos e 10% na Europa, em média). Se a gente considerar somente os emplacamentos de carros elétricos (3.395), o market share é de apenas 0,4%.
Fonte: Bloomberg
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