Exclusivo: BYD já testa o SUV elétrico 'puro' Yuan Plus no Brasil
Plataforma dedicada, lista recheada de equipamentos e autonomia de até 420 km
O BYD Yuan Plus já está sendo testado pela marca no Brasil. O SUV elétrico 'puro' foi registrado recentemente no país e segundo uma apuração exclusiva do InsideEVs Brasil junto à BYD, está no radar para marca chinesa para ser lançado por aqui, embora ainda não haja uma data oficial.
Apresentado em agosto do ano passado na China, o BYD Yuan Plus já está sendo vendido por lá e também em outros mercados como a Austrália. Trata-se do primeiro SUV elétrico dedicado da marca (o Tan EV é derivado de um modelo a combustão) e traz inovações importantes.
Posicionado como um SUV elétrico 'puro', ou seja, criado desde o zero para ser um veículo elétrico, o Yuan Plus carrega o nome do seu antecessor, mas já traz alguns elementos da identidade visual mais recente da BYD.
O SUV para cinco ocupantes é construído sobre a nova plataforma dedicada da BYD e está equipado com as baterias de lâmina (Blade). Ele mede 4.455 mm de comprimento, 1.875 mm de largura, 1.615 mm de altura e possui distância entre-eixos de 2.720 mm, porte próximo ao de um Jeep Compass.
Por dentro, há soluções difundidas entre os carros elétricos modernos: quadro de instrumentos digital de 5", painel 'limpo' com poucos botões físicos e uma grande tela para a central multimídia com 12,8" (15,6" opcional), que é giratória como no Tan e conta com rede 4G e uma série de aplicativos instalados.
A lista de itens inclui ar condicionado automático com saída para o banco traseiro, bancos dianteiros com ajuste elétrico, portas USB na parte dianteira e traseira, teto solar panorâmico e tampa traseira com abertura elétrica.
Falando do trem de força, basicamente é o motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm montado no eixo dianteiro e que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h.
Ao menos na China, são duas opções de baterias: pacotes com 50 kWh ou 60 kWh para um alcance que varia de 310 a 420 km pelo ciclo WLTP (510 km pelo NEDC) - o carregamento rápido DC com até 80 kW é de série, permitindo um "tempo de recarga" de 90 minutos – embora os estados de carga não tenham sido detalhados pela marca.
Mas agora falando do Brasil, o modelo já foi registrado e segue em testes de homologação pela BYD, então deveremos ter mais novidades em breve. Na China, o Yuan Plus é vendido com preços entre 132.800 e 152.800 yuan, o equivalente a R$ 100 mil e R$ 115 mil em uma conversão direta.
Por aqui, ainda não temos detalhes sobre preços, mas seus concorrentes mais próximos seriam o JAC e-JS4, que custa R$ 249.900, e a partir do ano que vem, o Chevrolet Bolt EUV, que provavelmente não custará menos de R$ 300.000.
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