A expansão global da BYD também contempla vários mercados da América Latina. Nesta semana, a montadora chinesa anunciou as primeiras entregas do SUV elétrico BYD Yuan Plus no mercado da Costa Rica, um dos países com maior percentual de participação de veículos elétricos no continente. 

Com este anúncio, a Costa Rica se tornou o primeiro país das Américas a receber o BYD Yuan Plus EV, um SUV compacto que foi apresentado na China no ano passado.

Moderno e incorporando a nova linguagem de design da montadora chinesa Dragon Face 3.0, o SUV elétrico compacto é construído na base e-Platform 3.0, uma arquitetura elétrica desenvolvida pela própria BYD e que também serve aos modelos Dolphin e Seal. As baterias são do tipo lâmina (Blade), que prometem maior segurança e durabilidade. 

O trem de força é composto pelo motor elétrico de 150 kW (204 cv) e 31,5 kgfm de torque máximo. Naquele mercado serão duas opções de versões: um modelo entrada com bateria de 50 kWh e autonomia de 400 km (NEDC) e uma variante premium com 60 kWh e alcance de 500 km. 

Segundo a BYD, a e-platfform 3.0 foi projetada para a próxima geração de veículos elétricos inteligentes de alto desempenho e oferece quatro grandes vantagens: segurança, eficiência, inteligência e estética. Ela irá integrar e padronizar ainda mais os componentes principais em uma nova estrutura da carroceria, arquitetura digital e elétrica e um renovado sistema operacional do veículo. 

A BYD tem ampliado cada vez mais sua presença no país da América Central: em dezembro de 2021, por exemplo, entregou unidades do BYD Yuan Pro EV ao Walmart, consolidando-se como a maior frota de veículos elétricos local. Além disso, modelos como Tan EV e Han EV, já à venda no Brasil, também foram lançados recentemente por lá.