Com o objetivo de desenvolver novos projetos para a expansão da mobilidade elétrica no Brasil, a Jaguar Land Rover e a Vibra Energia, assinaram um memorando de entendimento nesta semana em cerimônia realizada na fábrica da montadora britânica em Itatiaia (RJ).
Essa parceria permitirá que as duas empresas compartilhem conhecimentos e tecnologias, junto com a combinação de esforços para ampliar a experiência dos clientes de veículos elétricos. Segundo o comunicado oficial, as prioridades envolvem a implementação da rede de eletropostos da Vibra em Postos Petrobras e potencial integração de negócios.
“Estamos avançando no nosso processo de consolidação da rede de Recarga VIBRA, como a principal e mais robusta rede conectada do país, com soluções abrangentes para estações públicas e dedicadas, com ênfase nos nossos postos rodoviários e urbanos que somam número superior a 8.000 unidades em todo país.
Considerando a nossa capilaridade e vocação para entregar ao cliente, a energia que ele desejar consumir, estamos investindo para oferecer a melhor experiência em recarga e conveniência aos usuários de veículos elétricos”, afirmou Alexandre Tavares, Diretor de Gás, Energia e Novos Negócios B2B da Vibra.
Assim como diversas montadoras de automóveis e empresas de energia, a transição para a energia limpa se impõe e cada vez mais compromissos nesse sentido são firmados. No caso da Jaguar Land Rover, a meta de redução de emissões em todas as suas operações e cadeia de valor até 2030 ocorrerá por meio da iniciativa Based Targets (SBTi).
A parceria com a Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) ajudará a montadora premium a reduzir as emissões indiretas que ocorrem em toda a cadeia de valor, como parte das metas do Escopo 3.
Gabriel Patini, diretor de Desenvolvimento de Negócios & Inovação Latam da Jaguar Land Rover, disse:
"Acreditamos que o caminho para a inovação, eletrificação e construção de um futuro mais sustentável é coletivo. Desde o início, Jaguar Land Rover e Vibra têm discutido a importância de unir forças para oferecer iniciativas que ajudem nossas empresas a alcançar seus compromissos estratégicos e de sustentabilidade".
Esta nova parceria surge algumas semanas após a Vibra anunciar um novo projeto para a expansão da infraestrutura para carregamento de carros elétricos no país. O plano da empresa de energia prevê a instalação de 70 estações de recarga ultrarrápida nos principais corredores rodoviários do país, conectando sete estados.
O objetivo da empresa é fornecer o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% de sua rede de postos até 2030. O projeto também abrange soluções de recarga em locais públicos, como estacionamentos, shoppings e condomínios, por meio de parceria com a startup EZVolt.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Jaguar Land Rover usará plataforma da Chery para carros elétricos e híbridos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Fórmula E: Jaguar TCS Racing aposta em uso intensivo de dados e tecnologia
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Jaguar irá renascer com estreia de carro elétrico 'puro' em 2024