Próximo Volvo XC90, que será elétrico, é antecipado em imagens de patentes
Baseado no Volvo Concept Recharge, futuro SUV elétrico poderá ser chamado de Volvo EXC90
A Volvo segue no desenvolvimento de uma nova linha de veículos, prioritariamente elétricos, e entre eles estará o sucessor do atual Volvo XC90. Com visual desconhecido até o momento, o próximo SUV elétrico da marca sueca se antecipa à estreia com a divulgação de supostas imagens de registro de patentes.
Com estreia prevista para o fim deste ano, o próximo XC90 poderá ser batizado com outro nome: Volvo Embla XC90 2023, o que ainda não é oficial. Antecipado por meio das imagens de patente postadas no Instagram pelo Kurdistan Automotive Blog, o novo SUV grande da marca sueca mistura elementos do Volvo Concept Recharge, apresentado no ano passado, juntamente com algumas linhas familiares do modelo atual a combustão.
Em relação ao conceito, os elementos mais evidentes são o design estreito dos faróis, linha de ombros afiada e design inferior do para-choque dianteiro. No entanto, nestas imagens o teto inclinado do Concept Recharge ficou mais alto e retilíneo na parte traseira para garantir mais espaço para os ocupantes que vão atrás.
O lançamento deste futuro SUV elétrico está em linha com o novo plano estratégico da Volvo, que tem como norte a eletrificação. Dessa forma, podemos esperar entre o final de 2022 e o começo do ano que vem a chegada deste novo XC90 (ou EXC90) e mais adiante um mini SUV elétrico urbano que ficará abaixo do XC40/C40 Recharge.
Mas até 2024 virá outra grande novidade: a próxima geração do Volvo XC60, que deverá ser exclusivamente elétrico, abandonando de vez as versões com motores a combustão. Caso isso se confirme, será um passo ousado da marca sueca, visto que se trata do seu modelo mais vendido no mundo.
No entanto, essas imagens vazadas não são oficiais e podem indicar o desenvolvimento de uma reestilização ampla do modelo atual, embora isso seja improvável. Em fevereiro de 2022, Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, afirmou que o XC90 permaneceria em produção e seria vendido ao lado de um veículo elétrico de próxima geração.
A falta de detalhes pode ser simplesmente devido à natureza básica das supostas imagens de registro, mas as coisas são mais convincentes na parte traseira. O novo design da lanterna é bastante semelhante ao do conceito Recharge, um veículo que "representa um manifesto para o futuro totalmente elétrico da Volvo Cars" segundo a montadora. Também não há indicação de saídas de escapamento.
O veículo elétrico será construído na fábrica da Volvo em Charleston, Carolina do Sul, ao lado do atual sedã S60, e do Polestar 3, um gêmeo da Embla da marca Polestar, uma spin-off elétrica da Volvo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Seres 3: Últimas unidades com até 74% de desconto em leilão no Brasil
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil