A Smart é uma marca em processo de mudança, desde a fase em que produzia microcarros com motores a combustão até o momento atual, em que pretende se consolidar como uma marca de veículos elétricos. Nesta nova realidade surge uma parceria com a Brabus, que dará origem a uma versão esportivo do seu recém-lançado SUV elétrico Smart #1.
Atualmente controlada pela chinesa Geely, a marca elétrica faz um aceno ao passado com a preparadora da Daimler com o anúncio do Smart #1 Brabus, o mais novo produto da empresa.
O Smart #1 é um SUV compacto que ocupará o mesmo segmento onde estão modelos como o Peygeot e-2008 e Opel Molkka-e. No entanto, seu público é diferente, a Smart quer atrair um cliente que está um degrau acima em termos de poder aquisitivo e que busca um veículo elétrico urbano com mais personalidade e exclusividade.
Essa parceria, que une a Brabus, a famosa preparadora alemã especializada em oferecer versões de alto desempenho de carros de rua e a Smart, que sempre prezou pela individualidade de seus modelos, só poderia resultar em um modelo que cativa pela aparência e, naturalmente, desempenho.
Mas agora falando do Smart #1 Brabus, temos um modelo que externamente se destaca pelo kit visual que confere uma personalidade mais esportiva ao pequeno veículo elétrico. Elementos como rodas aro 19" e apliques em vermelho deixam essa intenção mais clara.
Também chama a atenção a abertura com duas entradas de ar no capô, embora isso possa ser mais estético do que funcional. No interior, o esquema de cores com destaques em vermelho dá o tom, assim como a costura dos assentos e o uso de materiais como couro e pedaleira em alumínio.
Mas o ponto alto do Brabus Smart #1 será o trem de força, que ainda não teve os números oficiais revelados, mas que a imprensa chinesa adianta que terá 315 kW (428 cv) de potência, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/h. O sistema será alimentado por uma bateria de 66 kWh.
A autonomia com o motor elétrico mais potente ainda não foi revelada, mas isso não deve demorar, afinal a estreia oficial será durante o Salão de Chengdu (Chengdu Motor Show), que será realizado a partir de 26 de agosto na China.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv