Apresentado no final do ano passado, ainda na forma de conceito, o Smart #1 agora é revelado na versão de produção, junto com as primeiras informações e especificações. O SUV elétrico de 4,27 metros de comprimento terá um propulsor de 200 kW (272 cv), tração traseira e uma bateria de 66 kWh. 

A bateria tem uma química NCM (níquel, cobalto, manganês) e deve fornecer um alcance de até 440 km. Ele pode ser recarregado com até 150 kW de corrente direta ou com corrente alternada de até 22 kW. Na primeira opção, a recarga leva menos de 30 minutos.

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Como o nome Smart #1 sugere, o SUV pequeno é apenas o primeiro de uma nova linha de modelos. A marca Smart já não pertence mais à Mercedes, mas é uma joint venture entre a empresa sediada em Stuttgart e o grupo chinês Geely. O chefe da Smart Automobile Co, Tong Xiangbei, falou sobre o "primeiro modelo da nova família de produtos totalmente elétricos". A empresa segue uma estratégia de negócios "de casa dupla" europeu-chinês", e diz que a equipe que trabalha na Europa e na China está fazendo "progressos incríveis".

O novo carro elétrico da Smart tem maçanetas retráteis, portas sem moldura e teto panorâmico de vidro, que é considerado exclusivo no segmento. Além disso, há grandes rodas aro 19". Medindo 4.270 mm, o veículo é dois centímetros mais curto que o estudo, com uma distância entre-eixos de 2.750 mm equivalente. Com 1,64 metro, o Smart #1 é um pouco mais baixo que o estudo, que tinha 1,70 metro. Para comparação: Um Peugeot e-2008 tem 4,30 metros de comprimento, mas apenas 1,53 metro de altura. O Hyundai Kona Electric ligeiramente mais curto também tem apenas 1,57 metro de altura.

imagens de smart #1 live

Com uma autonomia de 440 km, o Smart está claramente fora 'do alcance' do Peugeot e-2008, que entrega cerca de 100 km a menos. No entanto, o Hyundai Kona na versão com bateria de 64 kWh está homologado para 484 km de acordo com o padrão WLTP. O Smart de 200 kW (272 cv) é superior em termos de potência (Kona até 200 cv, e-2008 com 136 cv) e potência máxima de carregamento de 150 kW (Kona e e-2008: ambos 100 kW).

Por outro lado, a Smart enfatiza a conectividade e a oferta de tecnologia. Assim, você pode desbloquear o carro via smartphone e liberá-lo para viagens. Você pode enviar uma chave digital para pessoas selecionadas, lhes dando acesso ao veículo.

O sistema de informação e entretenimento oferece um avatar com inteligência artificial para o qual podem ser dados comandos de voz. Além disso, há um aplicativo especial e uma nuvem para armazenamento. Esses elementos estão conectados através de um Smart ID. Mais de 75% das unidades de controle do carro podem ser otimizadas posteriormente pela atualização remota de software.

Quando se trata de vendas, a Smart quer buscar uma abordagem 'multi-canal', na qual o varejo offline e as ofertas online são integradas. A Smart ainda não deu informações sobre os preços e a data de lançamento do mercado.