A Smart está iniciando um novo capítulo em sua história com o lançamento de seu primeiro modelo desenvolvido sob a propriedade compartilhada do Grupo Mercedes-Benz e da Geely.

Agora chamada de Smart Automobile Co Ltd, a joint-venture anunciou o nome de seu primeiro modelo de nova geração, o SUV elétrico número 1. A combinação do símbolo "#" seguida por um número também será adotada por modelos futuros. A Smart sugere que o símbolo da hashtag, evocativo das tendências na era digital, é adequado para uma empresa que se define como uma marca de tecnologia automotiva totalmente elétrica premium.

Antecipado pelo Concept #1 no ano passado no IAA Mobility Show em Munique, o novo Smart #1 completou recentemente uma série de testes aerodinâmicos e de inverno no período anterior à sua estreia ainda este ano na China e na Europa.

Smart #1 Lado
Cauda #1 inteligente
Smart #1 Teto e traseira

"Como o primeiro produto programado para ser lançado após a renovação da marca, o smart #1 combina perfeitamente tecnologia de propulsão elétrica e qualidade premium. Estou convencido de que o smart #1 vai entusiasmar futuros clientes na China e na Europa, estabelecendo novas tendências de mobilidade urbana e co-criando experiências poderosas da marca onde quer que ela apareça." Daniel Lescow, vice-presidente de vendas globais, marketing e pós-vendas da smart Automobile Co., Ltd.

Projetado pela Mercedes-Benz e produzido pela Geely, o novo modelo passou por uma série de testes no China Automotive Engineering Research Institute em Chongqing, com um deles revelando um coeficiente de arrasto de 0,29, um bom valor para SUVs compactos.

Um baixo coeficiente de arrasto é essencial, pois influencia o consumo de energia, alcance, ruído do vento e estabilidade de um veículo em alta velocidade. Elementos que melhoram a aerodinâmica smart #1 incluem as maçanetas ocultas das portas, o pacote aerodinâmico, bem como o AGS de série (Active Grille Shutter), a grade frontal ativa.

A montadora também testou o novo veículo elétrico no extremo norte da China, em um dos locais de testes mais frios do mundo. Em temperaturas em torno de -40 graus Celsius, o Smart #1 mostrou "excelente resistência ao frio extremo", com o avançado sistema de controle de temperatura da bateria mantendo "a condição de trabalho ideal para a bateria."

Os proprietários poderão pré-definir seu cronograma de condução através do APP inteligente ou painel de controle do veículo do Smart #1, permitindo que eles pré-aqueçam automaticamente a bateria para garantir a otimização do carregamento e da eficiência na entrega de potência. 

Quanto às maçanetas retráteis, elas são equipadas com funções quebra de gelo, o que significa que devem funcionar normalmente mesmo quando o carro está coberto com uma fina camada de gelo.

O crossover elétrico também simulou cenários diários de condução urbana de inverno no local sobre neve e gelo. Os testes revelaram "excelente conforto de condução, estabilidade, aceleração e desempenho de frenagem", segundo a Smart.