Não é novidade que a Smart está preparando o seu primeiro SUV elétrico, pois o desenvolvimento deste veículo já é comentado há algum tempo. Mas a novidade agora é que o projeto está em uma fase avançada, a tal ponto que nos próximos meses, possivelmente setembro, o carro-conceito será revelado ao público. 

Há muito tempo, corria o boato de que esse veículo não chegaria ao mercado até 2025, mas a realidade é que ele poderia estrear já em 2022. Isso foi explicado por Daniel Lescow, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda da marca smart.

Galeria: Smart Forstars

Uma matéria publicada pela Autocar garante que o SUV ecológico será apresentado no Salão de Munique em setembro, como mencionamos. Será um veículo de cinco portas e deve rivalizar com o MINI Countryman, que apresenta a versão híbrida plug-in SE de 220 cv e no futuro também terá uma variante 100% elétrica.  

Este veículo surge da parceria entre Daimler e Geely, que compartilham a propriedade da marca. O normal é que o carro de produção seja produzido na China, como acontecerá com a nova geração de veículos da marca. 

O novo SUV da Smart terá o codinome interno HX11 e usará a nova plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) da Geely. Apurações indicam que o motor elétrico será montado no eixo traseiro e poderá desenvolver cerca de 270 cv de potência.

Já a bateria será de íon-lítio e terá capacidade máxima de 70 kWh. A matéria diz ainda que, pelo ciclo de homologação NEDC chinês, o veículo terá 500 quilômetros de autonomia. Um número que será bem menor de acordo os critérios europeus WLTP, podendo-se falar de uma distância de cerca de 300 quilômetros sem recarga. 

Neste projeto, a Mercedes-Benz foi responsável pelo design do veículo, enquanto a Geely foi responsável pela parte técnica. No entanto, Lescow prometeu que mais detalhes sobre este veículo serão revelados nos próximos meses, antes da estreia do conceito.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram