Com apresentação confirmada no Brasil em setembro, durante o Rock in Rio, o Volkswagen ID. Buzz, ou Kombi elétrica, nome adotado tanto pela própria marca como pelo público para a van elétrica, está fazendo sucesso na Europa antes mesmo de chegar às concessionárias.
Disponível nas variantes de passageiros ou carga (ID. Buzz e ID. Buzz Cargo), o veículo elétrico está sendo produzido na fábrica da Volkswagen em Hanover (Alemanha) em um ritmo ainda moderado, com a meta de encerrar o ano com 15.000 unidades.
A disponibilidade inicial relativamente pequena aliada a um grande interesse pelo ID. Buzz, que resgata um modelo clássico na história da marca, resultou no aviso "esgotado" em alguns mercados europeus.
Segundo o site alemão Automobilwoche, Lars Krause, diretor de vendas da Volkswagen Commercial Vehicles, parabenizou os funcionários da Hanover por terem ultrapassado os 10.000 pedidos:
"sem que o carro tenha estado em concessionárias ou qualquer cliente que o tenha dirigido", o que ele considerou "incrível"
Após o início da produção na fábrica alemã em junho, a Kombi elétrica só começara a ser entregue aos clientes europeus a partir de outubro. Nesse curto período houve um problema de qualidade com as baterias, de responsabilidade do fornecedor.
A Volkswagen ficou impressionada com os 10 mil pedidos para o seu mais novo veículo elétrico, mas não se trata de um número tão impressionante assim se pegarmos exemplos de outras marcas. E falando nisso, o campeão de pedidos naturalmente é a Noruega, com 3.400 unidades, seguida pelos alemães, com 2.500 pedidos. Depois vêm os holandeses e belgas, com 1.100 e 1.000 encomendas, respectivamente.
No entanto, o ID. Buzz ainda não está à venda em mercados importantes como Reino Unido e França, onde deve ser oferecido entre o final do ano e início de 2023. Mais adiante, no começo de 2024, será a vez dos Estados Unidos, onde a van elétrica chegará apenas na versão para passageiros, pelo menos inicialmente.
Naturalmente que para atender a um número cada vez maior de mercados a Volkswagen espera que a produção avance rapidamente, 60.000 unidades em 2023 e 130.000 no ano seguinte.
Mas e o Brasil? Por enquanto, o que temos é que o ID. Buzz será apresentado ao público durante o festival Rock in Rio, que acontece entre 2 e 11 de setembro, no Parque dos Atletas, Rio de Janeiro (RJ).
Será o primeiro contato do público brasileiro com a Kombi elétrica e a oportunidade para a Volkswagen testar a receptividade por aqui. De resto, nada foi dito sobre confirmação ou mesmo data prevista de lançamento, o que deve ocorrer mais adiante. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW ID.Buzz é vendida por R$ 800 mil em importação independente
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Avaliação VW ID.Buzz: A faca, queijo, prato e tudo mais nas mãos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen ID.Buzz GTX: versão de 340 cv é a Kombi mais potente da história
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Kombi elétrica de 1972 é avó da VW ID.Buzz e tinha troca até de bateria