A Volkswagen ID. Buzz é a primeira minivan totalmente elétrica produzida em série pela montadora alemã e é uma homenagem moderna e muito legal à primeira van da VW - o icônico Microbus Type 2, também conhecido como T1.
É quadrado, bonito e não tem nenhuma das emissões desagradáveis que você quase consegue sentir só de pensar em um veículo do pós-guerra. Mas e se eu lhe dissesse que o ID. Buzz não é, na verdade, a primeira van elétrica da Volkswagen e que a gigante automotiva alemã até tentou usar a tecnologia de troca de baterias há meio século?
Na década de 1970, o lendário T1 havia sido aposentado na Europa e nos Estados Unidos e, em seu lugar, a van T2 assumiu o posto de solução para as empresas alemãs, grandes ou pequenas. E foi o T2 que se tornou o primeiro veículo eletrificado da Volkswagen com a ajuda da Bosch, da Siemens e da Varta, incluindo a troca de baterias.
Entre no Elektro Bus, um protótipo que surgiu em 1972 como produto do Departamento de Pesquisa Futura da VW, criado dois anos antes para tentar encontrar fontes de energia mais sustentáveis para veículos comerciais e de passageiros.
A primeira Kombi da Elektro era do tipo picape de cabine simples, simplesmente porque tinha espaço suficiente para o enorme conjunto de baterias de chumbo-ácido de 850 quilos e o motor traseiro de corrente contínua sob a área de carga.
Esse motor elétrico foi construído inicialmente pela Bosch e depois pela Siemens e tinha uma potência contínua de 16 kWh (22 cv), mas uma potência máxima de 32 kW (44 cv) podia ser fornecida em rajadas curtas.
Mas com quase 900 kg de peso das baterias, o T2 Electro Bus estava muito longe dos veículos elétricos atuais em termos de desempenho, com a documentação do período mencionando uma velocidade máxima de 75 km por hora e um tempo de 0 a 50 km/h (zero a 31 mph) de 12,5 segundos.
Durante a década de 1970, a Volkswagen construiu 120 unidades do T2 elétrico como picapes e vans, e a maioria deles foi usada na Alemanha Ocidental por empresas elétricas ou agências de pesquisa do governo. No entanto, dez deles foram parar na Tennessee Valley Authority, nos Estados Unidos.
Perto do final da produção limitada, a potência da van elétrica aumentou ligeiramente para 23 cv contínuos e um pico de 45 cv, enquanto a velocidade máxima caiu para 70 km/h.
Quanto à autonomia, estimou-se que o T2 Elektro Bus poderia rodar entre 50 e 100 km com uma carga completa, o que é adequado para dirigir na cidade, mas nem de longe suficiente para longas distâncias.
Mas é aqui que as coisas ficam interessantes, porque o primeiro veículo elétrico da VW tinha duas cartas na manga. Primeiro, ele tinha um sistema de regeneração que era usado para armazenar a energia cinética durante a frenagem.
Em segundo lugar, toda a bateria fabricada pela Varta podia ser trocada em questão de minutos, graças a um sistema especial do tipo esteira transportadora que simplesmente retirava a bateria esgotada e colocava uma recém-carregada. Isso foi décadas antes da existência de empresas como Nio, Gogoro e Ample.
A produção de minivans Volkswagen T2 Elektro terminou em algum momento no início da década de 1980, quando ficou bastante claro que a tecnologia de baterias ainda tinha que percorrer um longo caminho antes de se tornar uma alternativa viável à gasolina. Avançando para 2024, o ID. Buzz está disponível como um ótimo exemplo de como os veículos elétricos evoluíram.
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