Parece que não há limites para a Lucid Motors, que acaba de revelar seu modelo mais potente e que também é nada menos que o sedã de produção mais potente do mundo. Fazendo sua estreia pública no Quail Lodge durante a Semana do Carro de Monterey, o Lucid Air Sapphire é descrito pela montadora como o primeiro sedã elétrico de luxo do mundo.
Com três motores elétricos entregando mais de 1.200 cavalos de potência, freios em cerâmica de carbono, um kit de carroceria aerodinâmica e suspensão afinada para pista, o que provavelmente se tornará uma opção ao Tesla Model S Plaid.
Aqui estão apenas algumas especificações de desempenho: 0-96 km/h em menos de 2 segundos, 0-160 km/h em menos de 4 segundos, o 1/4 de milha em menos de 9 segundos e uma velocidade máxima superior a 200 mph (322 km/h). Lembre-se, esses números podem ser alcançados sem atualizações de equipamentos de custo adicional.
A propulsão por trás desses números fenomenais é o primeiro trem de força de três motores da Lucid com uma nova unidade de propulsão traseira de dois motores e uma unidade dianteiro de motor único.
Desenvolvidos e produzidos internamente pela Lucid, os motores incorporam o resfriamento do estator a microjato da empresa e o enrolamento por ondas. A unidade traseira de duplo motor também introduz a nova tecnologia de trocador de calor e aumento da vazão do líquido refrigerante. O sistema de bateria também é aprimorado para maior potência e lógica térmica ainda mais precisa.
Como resultado, o Lucid Air Sapphire oferece ainda mais potência do que os modelos de duplo motor mais potentes da marca, o Air Dream Edition Performance de 1.025 cv e o Air Grand Touring Performance de 1.065 cv.
Com mais de 1.200 cavalos de potência (potência final, torque e dados de autonomia serão anunciadas mais adiante), o Lucid Air Sapphire não é apenas o sedã elétrico mais potente do mundo — ele embala mais de 180 cavalos de potência acima do Tesla Model S Plaid — é o sedã de produção mais potente do mundo, considerando qualquer tipo de propulsão (elétrico ou a combustão).
Além de despejar montanhas de torque ao eixo traseiro, a unidade dupla de tração traseira também permite vetorização de torque, que tem várias aplicações interessantes. A vetorização do torque permite que os motores traseiros girem efetivamente a traseira do veículo, fornecendo torque para as rodas traseiras em direções opostas para promover a estabilidade tanto em linha reta quanto em curva.
A Lucid diz que seu sistema é mais rápido, mais silencioso e mais perfeito. Por exemplo, em curvas fechadas, a frenagem regenerativa é aplicada na roda interna enquanto aciona a roda externa, aumentando a rotação do veículo com tempos de resposta muito mais rápidos do que os sistemas RWS.
Para dar ao Air Sapphire um capacidade de frenagem que corresponda ao seu desempenho sensacional, a Lucid o equipou com freios maciços de cerâmica de carbono de série - um opcional de US$ 20.000 no Model S Plaid. O fabricante norte-americano diz que estes freios proporcionam "um poder de frenagem excepcional e contribuem para a resistência do Lucid Air Sapphire na condução de alto desempenho".
Além disso, o veículo recebe molas dianteiras e traseiras mais rígidas, ajustes exclusivos do amortecedor, buchas mais rígidas e um ajuste único para ABS, tração, controle de estabilidade e direção elétrica.
O Lucid Air Sapphire está montado sobre rodas Aero Sapphire mais largas e pneus Michelin PS4S dedicados, de tamanho 265/35R20 na dianteira e 295/30R21 na traseira. As rodas exclusivas possuem capas de disco removíveis de fibra de carbono, que dizem otimizar ainda mais a eficiência aerodinâmica do carro.
De uma perspectiva visual, você reconhecerá o Lucid Air Sapphire graças a seu kit aerodinâmico mais robusto, porém sutil, que consiste de um spliter frontal, spoiler ampliado, difusor traseiro generoso e rodas de 21", bem como a pintura exclusiva Sapphire Blue complementada pelo pacote Stealth Look de série.
No interior, o Air Sapphire introduz um novo tema interior chamado Sapphire Mojave que inclui novos assentos esportivos altamente reforçados, estofados em couro preto aparado com costura contrastante em Alcântara Black e Sapphire Blue. Embora projetados para condução dinâmica, afirma-se que os assentos ainda proporcionam conforto adicional, apresentando funcionalidade de aquecimento, resfriamento e massagem.
Os encostos de cabeça ostentam o logotipo do urso Lucid (uma dica sobre as origens californianas da marca), o painel e as portas são decorados com folheados de madeira escura Mojave, enquanto o volante e a estrutura superior do teto do teto padrão Glass Canopy são aparados em Alcântara preto.
A Lucid oferecerá o Air Sapphire como um modelo de produção limitada, com produção programada para começar na primeira metade de 2023 e entregas logo em seguida. O preço inicial é de US$ 249.900 (R$ 1,3 milhão) nos Estados Unidos.
O Air Sapphire representa o lançamento de uma divisão totalmente nova focada em desempenho dentro da Lucid, com variantes adicionais Sapphire a serem disponibilizadas para todos os modelos futuros.
Fonte: Lucid Group
RECOMENDADO PARA VOCÊ
1ª fábrica de automóveis da Arábia Saudita é inaugurada pela Lucid Motors
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Lucid inaugura sua 1ª concessionária de carros elétricos na Arábia Saudita
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Sedã elétrico de luxo Lucid Air tem início de produção em série
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Sedã elétrico Lucid Air registra recorde de 836 km de autonomia