O futuro do transporte de entregas urbanas será elétrico. É com essa visão que a JAC Motors anuncia a estreia de mais um veículo elétrico no Brasil. A novidade agora é o lançamento do JAC E-JT 12,5, um caminhão elétrico trucado PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 ton para cumprir roteiros que exijam maior capacidade de carga.
O novo JAC E-JT 12,5 passa a ser o 11º modelo de zero emissão da JAC disponível no país e chega ao mercado seguindo uma lógica diferente dos seus antecessores. Seu lançamento surge da demanda de clientes de frotas que solicitaram à marca uma opção de caminhão elétrico com PBT maior, uma vez que o iEV1200 T possui 8,5 ton.
Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, explica como o modelo surgiu:
“Fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com o terceiro eixo, criando o E-JT 12,5. Trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 ton, o que é uma enormidade. E melhor do que tudo isso: ele traz uma economia espantosa de R$ 1,32 no custo por km rodado e também atende aos princípios de ESG dessas companhias”, conta.
Assim como os demais veículos elétricos comerciais da marca, o E-JT 12,5 chega para atender a um segmento que tem crescido de forma acentuada nos últimos anos, principalmente após a pandemia: o de entregas urbanas. Ao mesmo tempo, o modelo também atende a um número cada vez maior de empresas que têm frotas e precisam alinhar suas operações com os compromissos ESG.
Em termos ambientais, além de evitar as gigantescas emissões de carbono dos caminhões convencionais a diesel, o E-JT 12,5 também tem como apelo a vantagem econômica, no custo por km rodado.
Considerado o Peso Bruto Total, 8,6 toneladas de carga, o caminhão elétrico tem autonomia declarada de 150 km - esse alcance aumenta para 180 km com 70% de carga útil ou ainda 250 km, caso esteja vazio.
A JAC exemplifica que considerando a carga total: cada “abastecimento” de carga, que totaliza 107 kWh, vai dispender um total de R$ 69,55, considerando o custo médio de R$ 0,65 por kWh no Estado de São Paulo. Isso dá R$ 0,46 por km rodado, contra R$ 1,78 por km rodado de um caminhão equivalente a diesel, uma economia de R$ 1,32 por km rodado considerando apenas o custo de combustível.
Para recuperar de 20 a 100% da carga em um carregador do tipo wallbox (AC) de 7 kWh o caminhão elétrico precisará de 13 horas. Equipado com interface CCS2, ele pode receber carga rápida (corrente DC), de até 100 kWh. Nesse caso, o mesmo intervalo de carga 20-100% será realizado em apenas 55 minutos.
A lista de itens de série inclui air bag duplo, freios dianteiros com discos ventilados, de operação pneumática e ABS, controle eletrônico de tração e estabilidade (TCS + ESC), Auto Hold, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, assistente de partida em rampa, corte de tensão, ar-condicionado digital, câmera de 360 graus, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, DRL, central multimídia com tela vertical de 12" com pacote Google e espelhamento de celular.
O E-JT está equipado com um motor elétrico de 235 cv e 103,5 kgfm de torque alimentado por uma bateria fosfato-ferro-lítio com 107 kWh de capacidade fornecida pela CATL. O câmbio automático acoplado à unidade elétrica tem duas velocidades.
Com preço sugerido de R$ 699.900, o JAC E-JT 12.5 já pode ser encomendado e a previsão para as primeiras entregas é entre o final do ano e início de 2023.
Apenas para comparação, um modelo próximo em termos de capacidade, o VW e-Delivery, disponível em versões de 11 e 14 toneladas, foi lançado com preços a partir de R$ 780.000 e R$ 795.000, respectivamente, embora este último seja comercializado em um modelo de negócio diferente, incluindo serviços adicionais junto com a aquisição do caminhão elétrico.
Além do mais recente JAC E-JT, a marca já oferece no país os caminhões elétricos urbanos iEV350T e iEV1200T.
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