Dois SUVs elétricos e um sedã de luxo: é assim que a BYD chega oficialmente à Europa. A marca chinesa já começa a liderar as vendas de carros elétricos em casa e nos próximos meses expandirá suas operações para mercados como Países Baixos, Suécia, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca e Noruega.
A segunda fase do lançamento europeu (após um início na Noruega) prevê a chegada dos modelos BYD Han e Tan, já disponíveis no Brasil, e também do SUV elétrico compacto BYD Atto 3, chamado de Yuan Plus na China e em alguns mercados asiáticos - esse modelo, inclusive, já circula em testes no Brasil e aguarda a confirmação de lançamento por aqui.
O BYD Atto 3 (cujo nome se refere à unidade de medida "attosegundo" que mede frações infinitesimais de segundo) tem 4,46 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,62 m de altura com um entre-eixos de 2,72 m. Como referência, ele tem proporções próximas ao de um Jeep Compass.
A dianteira tem linhas bem marcadas e algo do sedã elétrico Han, mas ainda sim tem personalidade própria. O design da lateral é embelezado pelas rodas de liga leve de 18” em preto brilhante, enquanto na traseira encontramos as lanternas de LED horizontais interligados na parte central sob a inscrição “Build Your Dreams” (sigla para BYD).
O SUV elétrico chinês é particularmente versátil, com um espaço de carga total de 1.330 litros ao rebater a fileira traseira no modo 60:40. Já os bancos dianteiros têm design esportivo com apoios de cabeça integrados ao encosto, ajustes elétricos e estofamento em couro em diversas cores.
No centro do painel de visual limpo há uma tela de 12,8” que é giratória, como em outros modelos elétricos da marca. A nível tecnológico, a BYD apresenta um sistema de áudio Dirac de 8 alto-falantes, carregamento sem fios para smartphone e teto panorâmico.
O BYD Atto 3 é baseado na plataforma e-Platform 3.0. Segundo a empresa, esta arquitetura modular permite vantagens importantes “em termos de segurança, inteligência, eficiência, estética e desempenho” e inclui a bateria de lâminas ferro-lítio-fosfato, dois motores elétricos e a bomba de calor de série. Ainda de acordo com a marca, o sistema permite uma eficiência térmica de 89%, o que é bastante relevante.
Falando das especificações, o BYD Atto 3 é alimentado por uma bateria de 60,48 kWh nominais e um motor elétrico dianteiro de 204 cv para um peso total de 1.680 kg. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos , enquanto a velocidade máxima é limitada a 160 km/h. Por fim, a autonomia é de 420 km no ciclo WLTP combinado.
A estreia oficial do SUV elétrico na Europa ocorrerá durante o Salão Automóvel de Paris (17 a 23 de outubro) ao lado do SUV de 7 lugares Tang e do sedã elétrico Han.
Apresentado em agosto do ano passado na China, o BYD Atto 3/ Yuan Plus já está sendo vendido no mercado local e também em países como a Austrália, entre outros da região. Recentemente, o modelo foi confirmado oficialmente para o Japão, o que mostra suas pretensões globais.
Além disso, o SUV elétrico já está sendo testado pela marca no Brasil. O SUV elétrico 'puro' foi registrado recentemente no país e segundo uma apuração exclusiva do InsideEVs Brasil junto à BYD, está no radar para marca chinesa para ser lançado por aqui, embora ainda não haja uma data oficial. A julgar pela velocidade da 'ofensiva' chinesa, não deve demorar a chegar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Yuan Plus sai por menos de R$ 210 mil em desconto para PCD
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD Yuan Plus: SUV elétrico recebe atualizações importantes na linha 2024
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD e VW: Guerra de preços faz Yuan Plus baixar para R$ 202 mil na Alemanha
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD Yuan Plus: SUV elétrico está sendo vendido com desconto a R$ 229.800