A BYD está se preparando para lançar vários carros elétricos na Europa ao longo dos próximos 12 meses, mas de acordo com uma apuração recente, também parece estar de olho em começar a fabricar localmente os veículos que serão vendidos na região.

Ainda não há nenhum plano divulgado, mas um funcionário de alto escalão da empresa confirmou que a possibilidade está sendo fortemente considerada pela BYD. O site britânico Autocar conversou com Brian Yang, gerente geral assistente da BYD Europe, e quando questionado sobre a possibilidade de localizar a produção na Europa, ele disse:

Estamos pensando seriamente em alguns planos de localização. Não temos um plano sólido. Acabamos de começar a aprender, a realmente entender as crenças de nossos clientes, e se tudo correr bem e construirmos todas as bases e estrutura aqui, isso pode levar a alguma localização.

Galeria: BYD Atto 3

A BYD é líder global quando se trata de vender o que na China é chamado de “veículos de energia nova” (ou NEVs, um termo que engloba EVs, PHEVs e veículos elétricos de célula de combustível). Nos primeiros seis meses de 2022, a BYD vendeu quase 650.000 NEVs, que atualmente produz em suas cinco fábricas, todas localizadas na China. A empres também fabrica baterias para veículos elétricos próprios e de outras montadoras, incluindo a Tesla.

Se a BYD prosseguisse com os planos de construir uma fábrica na Europa, poderia buscar parceria com uma montadora estabelecida que já está ativa no Velho Continente. Na Europa ainda não muito comum os fabricantes assinarem joint ventures para ajudá-los a produzir carros mais baratos como se faz na China, mas a BYD não é a única montadora que expressou o desejo de fabricar carros na Europa com a ajuda de um parceiro local.

A startup NIO, por exemplo, também anunciou ambições de produção na Europa e sugeriu fortemente que trabalharia com uma montadora local para que isso acontecesse. Entretanto, desde que a NIO fez esta publicação, ela apenas confirmou a abertura de sua unidade Nio Power Europe na Hungria (focada em estações de troca de baterias, não na construção de carros) e o anúncio de um local real de fabricação de automóveis e parceiros locais ainda está por vir.