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'Super bateria' com 1.000 km de alcance já tem duas montadoras confirmadas

Depois da Zeekr, a marca Aito, de propriedade da Seres e também apoiada pela Huawei, irá utilizar a nova bateria Qilin da CATL

CATL-2

Revelada há poucas semanas, a 'super bateria' da CATL que promete autonomia de até 1.000 km e recarga ultrarrápida já tem vários clientes interessados, incluindo duas montadoras chinesas.

A terceira geração do sistema de baterias (CTP) da CATL será usada pela primeira vez pela marca Zeekr, especificamente no próximo modelo Zeekr 009 no primeiro trimestre de 2023 e no modelo Zeekr 001 no 2º trimestre de 2023 - essa marca é uma divisão de carros elétricos da Geely. 

Galeria: Bateria QIlin da CATL

No entanto, no mesmo dia, a CATL também anunciou um acordo de cooperação estratégica de longo prazo de cinco anos com a Seres, uma fabricante chinesa de carros elétricos, que pretende usar o sistema de baterias Qilin em sua nova submarca de carros elétricos premium Aito, apoiada pela Huawei. Vale lembrar que a Seres está lançando seus primeiros carros elétricos no Brasil:

De acordo com o comunicado de imprensa, novos modelos Aito serão equipados com baterias CATL Qilin. Não sabemos quando e quais modelos serão os primeiros modelos a serem equipados com os acumuladores. 

"A conclusão do acordo de cooperação estratégica é a atualização global da parceria que as duas partes forjaram em 2021. Como a tecnologia CTP de terceira geração da CATL, as baterias Qilin a serem usadas nos novos modelos AITO marcam o maior nível de integração mundial para sistemas de baterias."

Zeekr 001
Zeekr 001

Atualmente ela oferece três modelos, também alimentados pela CATL (via CnEVPost):

  • Aito M5: anunciado em dezembro de 2021 e à venda desde março
  • Aito M7: anunciado em julho e à venda desde agosto
  • Aito M5 EV: anunciado em julho, disponível para pré-reserva e com lançamento previsto para setembro

A CATL destaca que os primeiros clientes das baterias Qilin foram anunciados apenas 65 dias após o anúncio do novo sistema de baterias. A produção em série das novas baterias começará no início de 2023.

A CATL está fornecendo baterias provavelmente para quase todos os fabricantes chineses de veículos elétricos. Acreditamos que eles vão gradualmente migrar para uma tecnologia mais nova e melhor, no entanto, as duas primeiras marcas estão entre as mais jovens (ambas iniciadas em 2021) e do segmento premium, o que sugere que talvez, pelo menos inicialmente, o sistema de baterias Qilin será vendido para modelos de topo. 

Entre as especificações de destaque, o Qilin oferece eficiência de utilização de volume de 72%, densidade energética de até 255 Wh/kg (NCM) ou mais de 160 Wh/kg (LFP) e carregamento ultrarrápido em 4C (SOC de 10-80% em 10 minutos).

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