Prometidos para o Brasil desde o ano passado, os veículos elétricos Seres SF5 e Seres 3 foram mostrados ao público pela marca chinesa pela primeira vez durante o evento Intersolar South America, realizado em São Paulo (SP) na semana passada.

Ambos os modelos estão no país desde 2021, tendo sido flagrados em testes algumas vezes. Inicialmente, foi dito que os primeiros modelos da Seres seriam disponibilizados pela Osten Fleet, empresa especializada em frotas de luxo que já oferece outros veículos elétricos como o Tesla Model Y, por exemplo. 

Mas agora, segundo relatado pelo Automotive Business, os SUVs elétricos da Seres serão comercializados pela própria marca e devem começar a ser entregues ainda neste ano com o início das operações no país. Os preços ainda não foram divulgados. 

Galeria: Huawei Seres SF5

SUVs elétricos

O Seres SF5 mede 4,70 metros de comprimento e possui 2,87 metros de distância entre-eixos. O SUV possui um trem de força composto por 2 ou 4 motores elétricos e um motor 1.5 litro a gasolina que funciona como gerador de energia para as baterias (extensor de autonomia). 

A versão de entrada possui dois motores elétricos no eixo traseiro que fornecem 347 cv e 53 kgfm de torque máximo, enquanto o modelo de topo conta com quatro motores elétricos e tração integral para respeitáveis 550 cv e 83,6 kgfm com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e velocidade máxima de 210 km/h - a configuração adota uma bateria de 35 kWh (brutos).

Esta configuração com extensor de alcance é semelhante ao conjunto utilizado no BMW i3, com as baterias de 32 kWh entregando 180 km de autonomia no modo elétrico 'puro', mas variando de 700 a 1.000 km com o gerador, dependendo da versão.

Galeria: DFSK Seres 3

Por dentro, o Seres SF5 se destaca pela enorme tela central com 17" que possui software Huawei e também abriga os comandos do ar-condicionado, entre diversas outras funções do veículo. O sistema de som possui 11 alto-falantes, há iluminação personalizável em LEDs na cabine e quadro de instrumentos com tela de 12,3". O utilitário está equipado com condução autônoma nível 2, controle cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, entre outras funções.

Menor e mais acessível, o Seres 3 é equipado com um motor elétrico de 120 kW (163 cv) e 30,6 kgfm de torque máximo, suficientes para que o SUV compacto acelere de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinja a velocidade máxima de 160 km/h, segundo os dados oficiais. 

A unidade é alimentada por uma bateria de 53 kWh que promete autonomia de 300 km pelo ciclo WLTP.  A recarga em corrente alternada pode ser realizada em 7 horas e 30 minutos com um carregador de 7 kW. A recarga em uma estação rápida de 50 kW permite recuperar de 20 a 80% do estado de carga em 38 minutos.

Ambos os SUVs elétricos são produzido pela Seres, que tem sede na Califórnia (EUA), e utilizam trens de força e sistema operacional fornecidos pela Huawei, que também é a controladora da marca. Posteriormente, a empresa também irá comercializar veículos elétricos comerciais por aqui.

Fonte: AutomotiveBusiness