As vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros não deixaram a desejar mais uma vez, considerando que o mercado automotivo global está em baixa, seguindo muito promissoras.

De acordo com dados da EV-Volumes, compartilhados por José Pontes, cerca de 778.092 novos carros eletrificados de passageiros foram emplacados em julho, o que representa 61% a mais do que há um ano.

Esse é um dos melhores resultados mensais e o melhor primeiro mês de um trimestre. Em comparação com o mercado automotivo global, os elétricos e híbridos plug-in detêm 14% do mercado (incluindo 10% se considerarmos exclusivamente os carros elétricos a bateria).

É incrível que um em cada dez carros novos já seja 100% elétrico e o segmento esteja se expandindo a um ritmo saudável na contramão de todos os desafios.

Enquanto isso, os híbridos convencionais estão em baixa ano após ano pelo quarto mês consecutivo. Teria sido esse o motivo pelo qual a Toyota a investiu mais na produção de baterias BEV?

Vendas de eletrificados em julho:

  • carros elétricos: cerca de *556.000 (aumento de 73% em relação ao ano anterior) e 10% de participação
  • híbridos plug-in: cerca de *222.000 (aumento de 36% em relação ao ano anterior) e 4% de participação
  • Total: 778.092 (aumento de 61% em relação ao ano anterior) e 14% de participação

* estimado a partir da participação de mercado

Desde o início do ano, mais de 4,9 milhões de novos carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros foram emplacados globalmente, em comparação com quase 6,5 milhões nos doze meses completos de 2021.

Vendas de eletrificados no acumulado:

  • carros elétricos: cerca de *3,66 milhões e 8,9% de participação
  • híbridos plug-in: cerca de *1,27 milhões e 3,1% de participação
  • Total: 4.928.376 e aproximadamente 12% de participação

* estimado a partir da participação de mercado

BYD Song Plus hibrido (1) movimento
BYD Song

Mais vendidos

Julho foi um mês especialmente bom para a BYD, que colocou vários modelos no top 10, incluindo o Song BEV/PHEV (37.784) em #1 e Qin Plus BEV/PHEV (30.115) em #3. Entre os dois, podemos ver o microcarro Wuling Hong Guang MINI EV (37.129).

O Tesla Model Y foi o quarto, mas ao mesmo tempo, teve também o melhor resultado mensal para o primeiro mês de um trimestre. Interessante também é o recorde de mais de 19.000 unidades estabelecido pelo Volkswagen ID.4.

Top 10 em julho:

  1. BYD Song (BEV + PHEV) - 37.784
  2. Wuling Hong Guang MINI EV - 37.129
  3. BYD Qin Plus (BEV+PHEV) - 30.115
  4. Tesla Model Y - 29.829
  5. BYD Han (BEV + PHEV) - 25.293
  6. BYD Doplhin - 20.546
  7. BYD Yuan Plus (BEV) - 19.295
  8. Volkswagen ID.4 - 19.035
  9. Tesla Model 3 - 17.246
  10. GAC Aion Y - 12.530
Tesla Model Y 2020

O Tesla Model Y continua sendo o modelo eletrificado mais vendido após os primeiros sete meses do ano, com uma enorme vantagem sobre o micro carro Wuling Hong Guang MINI EV. O Tesla Model 3 é o terceiro, mas sua vantagem sobre os modelos BYD superiores está diminuindo (embora apenas quando se contabiliza BEVs e PHEVs juntos, como na fonte de dados).

Top 20 no acumulado até julho:

  1. Tesla Model Y - 344.928
  2. Wuling Hong Guang MINI EV - 244.961
  3. Tesla Model 3 - 236.518
  4. BYD Song (BEV + PHEV) - 196.875
  5. BYD Qin Plus (BEV + PHEV) - 162.610
  6. BYD Han (BEV + PHEV) - 122.518
  7. Volkswagen ID.4 - 82.632
  8. BYD Dolphin - 79.151
  9. BYD Yuan Plus - 74.258
  10. Li Xiang One EREV - 70.826
  11. BYD Tang (BEV + PHEV) - 68.816
  12. Chery QQ Ice Cream - 63.478
  13. Hyundai Ioniq 5 - 60.985
  14. Changan Benni EV - 60.273
  15. Chery eQ1 - 58.116
  16. GAC Aion Y - 56.781
  17. Hozon Neta V - 49.401
  18. Kia EV6 - 48.131
  19. GAC Aion S - 46.788
  20. Ford Mustang Mach-E - 45.474

Vendas por montadora

Em julho, a BYD registrou um enorme recorde de mais de 160.000 emplacamentos de carros elétricos e híbridos plug-in, o que representa mais de três vezes o resultado da Tesla, com 52.084 registros. A terceira marca foi a Volkswagen, com um recorde de 46.400 unidades.

Top 10 mensal:

  1. BYD - 160.061
  2. Tesla - 52.084
  3. Volkswagen - 46.400
  4. SAIC-GM-Wuling - 40.275
  5. GAC - 25.094
  6. Geely - 24.599
  7. Chery - 24.498
  8. BMW - 24.175
  9. Dongfeng - 19.680
  10. Hyundai - 18.348

Até agora no acumulado do ano, a marca principal é BYD, seguida pela Tesla, enquanto a SAIC-GM-Wuling é a 'melhor do resto'.