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Novo Renault Kangoo E-Tech elétrico já está em pré-venda no Brasil

Nova geração da van elétrica tem autonomia de 300 km e será entregue a partir do 1º semestre de 2023

renault kangoo eletrico (4) - perfil

O novo Renault Kangoo E-Tech já está em pré-venda no Brasil. A nova geração do veículo elétrico comercial da marca francesa foi apresentada junto com o novo Megane E-Tech no evento Renault E-Tech Electric Days nesta segunda (5), em São Paulo (SP).

Apresentado na Europa no final de 2020, o novo Kangoo E-Tech vem para ocupar o lugar do atual Kangoo Z.E e já pode ser reservado no país. No entanto, a Renault informou que as primeiras entregas só acontecerão no primeiro semestre de 2023, meses antes do Megane E-Tech.

Galeria: Renault Kangoo E-Tech (BR)

A Renault ainda não deu detalhes sobre versões e equipamentos, mas adiantou que o Kangoo E-Tech destinado ao Brasil será o modelo equipado com um motor elétrico de 120 cv e uma bateria que oferece autonomia de até 300 km pelo padrão WLTP. 

Disponível em duas versões de comprimento, o novo Renault Kangoo E-Tech terá um volume de carga de até 3,3 - 3,9 m3 na versão menor, enquanto que no modelo mais longo esse número irá de 4,2 a 4,9 m3.

  • curto: volume de armazenamento até 3,9 m3; 600 kg de carga útil
  • longo: volume de armazenamento até 4,9 m3; 800 kg de carga útil

Este novo Renault Kangoo E-Tech possui uma bateria de 45 kWh (capacidade útil), suficiente para uma autonomia de até 300 km pelo ciclo WLTP. Como referência, o antecessor Kangoo Z.E. é equipado com uma bateria de apenas 33 kWh.

Como a bateria está localizada sob o assoalho do veículo, não há comprometimento da capacidade da área de carga.

Renault Kangoo Van E-TECH Electric - carregamento

Outra vantagem é maior potência (90 kW / 120 cv) e torque (25 kgfm) do motor elétrico, um ganho expressivo sobre os 44 kW (60 cv) e 23 kgfm do Kangoo atual. O furgão elétrico possui ao todo seis modos de condução, incluindo três configurações de frenagem regenerativa.

Em termos de carregamento, a Renault oferece três opções:  padrão de 11 kW com carregador trifásico ou uma versão opcional de 22 kW. Há também uma opção de carregamento DC (entrada CCS2) com uma taxa máxima de 80 kW. De acordo com a Renault, o carregamento é suficiente para recuperar 170 km de alcance (WLTP) em 30 minutos - 56% da capacidade da bateria.

Entre as principais características estão:

  • 'Open Sesame by Renault' - a abertura lateral mais ampla do mercado de 1,45m
  • Galeria interior retrátil 'Easy Inside Rack'
  • Sistema multimídia 'Renault Easy Link' com tela de 8 polegadas
  • Cartão-chave mãos-livres
  • Freio de estacionamento automático
  • Três assentos dianteiros com a opção do assento central dobrável que se transforma em um escritório móvel
  • quase 60 litros de armazenamento na cabine, incluindo a gaveta 'Renault Easy Life'
  • a última geração ADAS, incluindo Controle de Cruzeiro Adaptativo com Stop & Go, função Rodovia e Trafic Companion que marca o primeiro passo para a condução autônoma

Assim como o modelo atual, o novo Renault Kangoo E-Tech será produzido na fábrica da Renault em Maubeuge, na França. E como dissemos no início, a Renault já iniciou a pré-venda da van elétrico, mas ainda não detalhou preços e versões (as entregas serão no primeiro semestre de 2023) - o Kangoo Z.E atual custa R$ 209.966.

Com Fábio Trindade, de São Paulo (SP) / Fotos: Fábio Trindade

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