Idealizado para disseminar a mobilidade elétrica no País, o VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, conhecido como o Salão da Mobilidade Elétrica, encerrou a sua 17ª edição no sábado (3), no Expo Center Norte, em São Paulo.
O evento, que começou dia 1º, recebeu cerca de 3 mil visitantes diários, e contou com a participação de mais de 50 marcas, que expuseram veículos pesados, leves, levíssimos, além de componentes, soluções em infraestruturas de geração de energia e recarga, serviços de compartilhamento, crédito de carbono, entre outros. No mesmo pavilhão, aconteceu o C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, dedicado a profissionais do setor e que teve a participação de cerca de 500 congressistas.
"O sucesso do evento simboliza o interesse cada vez maior do brasileiro pela mobilidade elétrica. Os expositores puderam apresentar seus portfólios de produtos e acredito que os visitantes já começam a enxergar os veículos elétricos como a forma mais sustentável e inteligente de mobilidade, trazendo mais oportunidades de expansão, também, para os serviços de infraestrutura e componentes ligados ao setor. Além disso, nosso congresso reuniu profissionais renomados para discutir os caminhos da eletrificação, tanto no Brasil como em outros países da América Latina, oferecendo uma visão mais ampla da evolução do segmento", afirma Ricardo Guggisberg, Presidente da MES Eventos, organizadora do VE e do C-MOVE.
Na Cerimônia de Abertura, no dia 1, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou uma medida que deve ser oficializada pelo governo municipal nas próximas semanas e que beneficiará os donos de veículos elétricos: a possibilidade de utilização dos créditos gerados em favor dos proprietários de veículos elétricos e/ou movidos a hidrogênio, mesmo em modelos acima de R$ 150 mil (teto atual da medida), para o pagamento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. O valor a ser creditado seria de até 103 UFESP – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, o equivalente a R$ 3.292,91.
Vale lembrar que a Prefeitura de São Paulo anunciou, em seu Programa de Metas 2021-2024, que planeja que 20% da frota de ônibus da cidade seja composta por veículos elétricos ao final da atual gestão (em 2020, apenas 1,5% dos veículos eram movidos à eletricidade). Para isso, a previsão é que, dos 4 mil novos ônibus previstos para a frota do transporte público municipal no período, 2,6 mil sejam elétricos.
Na área de exposição, o VE Latino-Americano explorou o seu potencial de geração de negócios, ao facilitar tanto as interações B2C quanto B2B. De acordo com a empresa organizadora, o evento estima ter gerado cerca de R$ 60 milhões em negócios.
Além disso, os visitantes puderam conhecer uma série de soluções em eletromobilidade e até mesmo testar veículos elétricos. Além de patinetes, bicicletas e motocicletas elétricas, o público teve a oportunidade de realizar test drive nos modelos elétricos da Volvo e JAC, em uma pista indoor, montada no evento. Outra atração foi o Toyota Mirai, primeiro veículo elétrico de célula de combustível de hidrogênio da marca, entre outros, como Tesla, BMW, Audi E-Tron, expostos no evento.
O C-MOVE– Congresso da Mobilidade e Veículos Elétrico, por sua vez, proporcionou, aos cerca de 500 congressistas inscritos, que se dividiram nos dois dias de palestras, a oportunidade de assistir a 27 horas de conteúdo, apresentadas por 130 especialistas, que abordaram os desafios da América Latina para a eletrificação de suas frotas, as principais tendências em mobilidade elétrica no Brasil e no mundo, além de painéis dedicados aos segmentos de Levíssimos, Leves e Pesados, Componentes, Infraestrutura e Serviços.
Nas apresentações setoriais, foram tratados temas como ESG, micromobilidade, soluções tecnológicas de veículos pesados e infraestrutura e financiamento na América Latina, com presença de nomes como Margarete Gandini, Coordenadora-Geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia, entre outras autoridades e especialistas.
Houve, ainda, painéis dedicados a Baterias, Componentes e Matérias-Primas; Infraestrutura e Tecnologias de Recarga; e Cidades Inteligentes.
Os amantes das provas de automobilismo puderam ainda assistir a uma mesa-redonda mediada por Renata Correia e que teve as participações dos comentaristas Fábio Seixas e Rodrigo Mattar e da piloto Natália Xavier. Entre os assuntos abordados, o crescimento do uso dos propulsores elétricos em diversas categorias do automobilismo mundial e o número cada vez maior de veículos eletrificados nas grandes cidades.
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