A Ford está fazendo o que pode para tornar os seus carros elétricos mais baratos. A montadora norte-americana quer reduzir o preço dos modelos em até US$ 2.000 (R$ 10.200) e para isso está tentando convencer os revendedores a reduzir os custos de entrega dos veículos elétricos aos clientes.

Jim Farley, diretor executivo da Ford, está em Las Vegas nesta semana para falar com os revendedores sobre os novos planos, informa a Reuters. A agência de notícias observa que o sucesso da Tesla em vender carros elétricos sem revendedores franqueados está pressionando as montadoras tradicionais a repensar sua rede de concessionárias, e a Ford não é exceção.

Galeria: Ford F-150 Lightning - produção

De acordo com o reportagem, a montadora disse aos revendedores que um dos principais tópicos das reuniões será a discussão de novos acordos que regulamentariam como os concessionários vendem a crescente linha de veículos elétricos da empresa.

Em julho, Farley disse aos analistas que a Ford precisa cortar US$ 2.000 por veículo além dos custos de venda e distribuição para ser competitiva com a Tesla e outras startups de carros elétricos que vendem diretamente para clientes sem revendedores franqueados.

De acordo com executivo, cerca de um terço dessas economias — entre US$ 600 e US$ 700 — viriam do que ele chamou de "modelo de baixo estoque", onde os clientes encomendam um veículo e a Ford envia para o cliente. Isso ajudaria a Ford a evitar estocar veículos em lotes de concessionárias por semanas ou meses.

Ford E-Transit Custom

A montadora não comentou sobre os planos relatados sobre Farley conversar com os revendedores sobre a redução dos custos de venda e distribuição, mas disse que "estamos animados em nos reunir na próxima semana com nossos revendedores da América do Norte para crescer e vencer juntos."

Alguns revendedores conversaram com a Reuters e disseram esperar que a Ford defina investimentos mínimos para estações de carregamento e outros equipamentos para apoiar os clientes de carros elétricos. Por exemplo, a instalação de um carregador pode custar até US$ 500.000, então os revendedores querem saber a rapidez com que serão obrigados a implantar carregadores.

2022 Ford Mustang Mach-E Ice White Edition

Outros revendedores estão preocupados que uma mudança da Ford para um sistema de pedidos 'tipo Tesla' possa vir com limites nas margens de lucro possíveis em uma nova venda de veículos. Caso a Ford pretenda estabelecer preços fixos ou taxas fixas para a entrega de veículos elétricos, os revendedores dizem que as leis estaduais de franquia poderiam lhes dar vantagem para se contrapor a esses esforços.

A General Motors, por exemplo, ofereceu compensações aos revendedores Cadillac que não queriam fazer investimentos necessários para a eletrificação, e recentemente anunciou que fará o mesmo com os revendedores Buick. A GM já gastou US$ 274 milhões para reduzir o número de revendedores cadillac dos EUA.

Em julho, Jim Farley disse que as margens dos revendedores ainda eram muito competitivas, mas observou que "eles vão mudar". O executivo acrescentou que a Ford pretende dar mais ênfase à venda de produtos e serviços após a venda inicial de veículos.