A Stellantis reafirma seu compromisso com a transição energética, em total conformidade com o plano Dare Forward 2030. E o grupo automotivo o faz com um vídeo no qual descreve todas as iniciativas planejadas e todas as frentes em que se envolverá para alcançar o objetivo de neutralidade climática até 2038.

O grupo fala de uma abordagem de 360 graus. No centro de tudo está o carro elétrico, em um ecossistema que também é composto por infraestruturas e serviços inovadores, com um olhar também no uso do hidrogênio. Em poucas palavras, esta é a estratégia Stellantis, que declara abertamente (e literalmente) tudo em prol da mobilidade elétrica.

Muitas baterias, muitos modelos

O primeiro movimento para combater as emissões vem da eletrificação da faixa. A Stellantis aproveitará suas quatro novas plataformas e baterias com duas composições químicas diferentes (dependendo da natureza do carro em que serão montados), para chegar ao mercado de 75 modelos eletrificados.

Galeria: Novo Jeep Avenger elétrico

Para suportar esses volumes, o grupo também quer trabalhar na produção de baterias. O objetivo é alcançar uma produção anual de 400 GWh no final da década graças às gigafábricas ativas em todo o mundo.

  • 75 modelos eletrificados
  • Produção anual de baterias para 400 GWh até 2030

Ao lado dos carros elétricos, a Stellantis também pretende explorar o uso das células de combustível a hidrogênio para veículos comerciais.

Citroën ë-Jumpy a hidrogênio

Economia circular

Um dos pontos-chave em que a atividade da Stellantis se concentrará diz respeito à reciclagem. O grupo quer reduzir o desperdício o máximo possível e, para maximizar a eficiência, está empurrando um modelo baseado na economia circular que se desdobra em 4 pontos fundamentais:

  • reparar
  • reutilizar
  • recuperar
  • reciclar

Esses conceitos serão a base sobretudo de todos os processos de produção de baterias, campo em que a Stellantis quer aumentar a pesquisa internamente e em colaboração com parceiros externos para chegar à definição de tecnologias de ruptura, como o estado sólido.

A tudo isso, a Stellantis também acrescentará o compromisso de fortalecer uma infraestrutura de carregamento (pública e privada) capaz de responder às diferentes necessidades e aos serviços de aluguel e compartilhamento de carros que estão cada vez mais tomando conta da mobilidade do futuro.