O Lightyear 0 não para de surpreender. Em testes realizados na Alemanha sob as condições de homologação da WLTP, o carro elétrico movido (também) por energia solar estabeleceu um Cx de 0,175, o menor entre todos os carros de produção da história. Mas não é um recorde absoluto. É por isso.

Olhando para os detalhes, a Lightyear diz que o resultado surpreendente (mesmo para engenheiros, que esperam um valor de 0,19) foi obtido no túnel de vento FKFS em Stuttgart. Assim, Arjo Van der Ham, diretor técnico da marca:

"Estamos muito orgulhosos desta conquista. Começamos do zero quando começamos a estudar o carro e sua tecnologia. Nós nos esforçamos muito e trabalharemos duro e redobraremos nossos esforços para alcançar outros resultados como este."

O Lightyear 0 conseguiu bater o recorde anterior estabelecido pelo GM EV1 de 1996, que registrou um Cx de 0,19. Para dar um exemplo, dois dos carros mais aerodinâmicos à venda são o Mercedes EQS e o Tesla Model S, que declaram um valor de 0,20 e 0,208, respectivamente.

No entanto, se também olharmos para os conceitos, o Lightyear não é o carro mais aerodinâmico de todos os tempos. O conceito Mercedes Vision EQXX apresentado este ano tem um Cx de 0,17, enquanto o JCB Dieselmax, um protótipo construído para atingir o recorde de velocidade máxima entre os carros a diesel, teve um coeficiente de 0,147.

Até 700 com uma carga

Revelado em 2019, o Lightyear tem sido constantemente refinado após testes realizados nos últimos anos. O objetivo dos designers era melhorar ao máximo a eficiência dada pelo trem de força elétrico e os 5 metros quadrados de painéis fotovoltaicos instalados no teto do veículo.