O desenvolvimento de baterias com novas tecnologias é crucial para o avanço dos carros elétricos. E entre os projetos que estão em andamento, a norte-americana Our Next Energy revelou uma interessante célula prismática de 240 Ah sem ânodo que está sendo testada no SUV elétrico BMW iX.

Essa bateria foi desenvolvida após cerca de um ano de investigação e desenvolvimento e deve ter a distinção de ser - segundo a própria empresa - a célula de formato grande com a maior densidade energética entre as disponíveis no mercado. 

Esta tecnologia representa o passo final para o lançamento definitivo no mercado da bateria Gemini, equipada com química dupla, que a ONE (acrónimo de Our Next Energy) irá testar em campo num protótipo BMW iX até ao final do ano. 

Densidade de mais de 1.000 Wh/l

Além de ter uma densidade de 1.007 Wh/l, a célula sem ânodo é particularmente econômica para produzir porque não requer tanto trabalho de fabrico para fazer o ânodo. Assume-se que, uma vez atingidos os elevados volumes necessários para a comercialização, a Gemini custará cerca de 50 dólares por kWh. Um valor incrivelmente baixo mesmo considerando a redução gradual dos preços ao longo dos últimos anos.

 

"A nossa célula prismática sem ânodo é produzida com metade do equipamento necessário para criar uma célula tradicional", disse Mujeeb Ijaz, fundador e CEO da ONE, "o que nos permite reduzir drasticamente os custos de expansão"

Durabilidade garantida pela dupla química

As células sem ânodo, que também são testadas por outras empresas que produzem baterias, sofrem geralmente de uma rápida deterioração de desempenho. ONE superou a curta vida útil média deste tipo de bateria, explorando uma arquitetura de dupla química que contorna este problema.

one gemini bateria plataforma

Na bateria Gemini, uma química LFP convencional é utilizada em combinação com a química necessária para operar uma bateria sem ânodo. Ambos são geridas por um conversor AC-DC que a empresa concebeu especificamente para este tipo de bateria e que permite que as duas químicas sejam utilizados para diferentes funções.

A bateria LFP é mais adequada para a condução diária, enquanto que a bateria sem ânodo vem em socorro quando se enfrenta longas viagens, se apoiando precisamente na sua densidade energética recorde. A bateria Gemini, como um todo, é creditada com uma vida útil de mais de 400.000 km.

 

O tamanho é importante

"Apenas há um ano atrás tínhamos desenvolvido esta tecnologia numa célula de pacote de 2 Ah. Agora chegamos a uma célula que é 100 vezes maior ", disse Steven Kaye, COO da ONE. "Estamos a mover-nos a uma velocidade inesperada e estamos confiantes que em 2026 os nossos Gemini estarão regularmente no mercado para fornecer automóveis eléctricos com um alcance de cerca de 1.000 km.

Estas baterias, que evoluirão ainda mais em relação às apresentadas hoje (dentro de poucos dias a ONE apresentará a terceira geração da Gemini), poderão ser utilizadas em automóveis, bem como em veículos comerciais e até mesmo em caminhões com emissões zero.