Caminhão elétrico Mercedes-Benz ganha versão com 500 km de autonomia
Mercedes eActros LongHaul estreia em 2024 como a versão de maior alcance na linha e equipado com carregamento ultrarrápido
A Mercedes-Benz Trucks apresentou seu caminhão elétrico com maior autonomia durante o Salão de Hannover (IAA 2022), que abriu as portas neste fim de semana. Trata-se do eActros LongHaul, que se destaca também pela capacidade de carregamento ultrarrápido com potência de até 1MW.
Divisão da Daimler Trucks, a empresa tem apostado no desenvolvimento de um portfólio de caminhões elétricos a bateria, com destaque para os modelos eCascadia, um semi-caminhão elétrico classe 8, e o eActros, um caminhão elétrico urbano de curto alcance.
Há cerca de dois anos, a Mercedes-Benz anunciou o eActros LongHaul, que na verdade é uma versão de longo alcance do eActros, sendo que durante o IAA a montadora alemã apresentou o modelo ao público pela primeira vez e divulgou as especificações mais importantes.
Galeria: Mercedes-Benz eActros LongHaul
Entre os destaques, está o fato de o caminhão elétrico ser equipado com três pacotes de bateria para uma capacidade total de "mais de 600 kWh":
O eActros LongHaul apresentado na IAA fornece uma prévia da linguagem de design do veículo de produção com seus contornos claros e uma faixa de luz LED na área frontal. A Mercedes-Benz Trucks também anunciou informações adicionais sobre a série eActros LongHaul. Três baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eixo elétrico, geram uma potência contínua de 400 kW e um pico de saída de mais de 600 kW.
A Mercedes-Benz também informou que o caminhão elétrico utilizará células LFP (fosfato-ferro-lítio), que têm como característica uma vida útil mais longa e maior quantidade de energia utilizável. A autonomia declarada é de "cerca de 500 km" com uma única carga.
Outro declaração importante é sobre a vida útil do caminhão elétrico: a Mercedes diz que o veículo terá uma durabilidade de mais de 10 anos e 1,2 milhão de km. Além disso, terá uma bateria que pode ser recarregada de 20 a 80% em "bem menos de 30 minutos" ao usar uma estação de carregamento com uma saída de "cerca de um megawatt".
Conforme programado, o Mercedes eActros LongHaul será produzido em série na linha de montagem da Mercedes-Benz Trucks na fábrica de caminhões Wörth a partir de 2024. Há protótipos em testes e novos protótipos "quase de produção" que serão testados 'na vida real' por clientes a partir do ano que vem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico chega ao Brasil em 2025 com 500 km de alcance
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Mercedes-Benz trabalha em baterias para EVs com dois tipos de química
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil