page ad skin

Caminhão elétrico Mercedes-Benz ganha versão com 500 km de autonomia

Mercedes eActros LongHaul estreia em 2024 como a versão de maior alcance na linha e equipado com carregamento ultrarrápido

Mercedes-Benz eActros de longa distância

A Mercedes-Benz Trucks apresentou seu caminhão elétrico com maior autonomia durante o Salão de Hannover (IAA 2022), que abriu as portas neste fim de semana. Trata-se do eActros LongHaul, que se destaca também pela capacidade de carregamento ultrarrápido com potência de até 1MW. 

Divisão da Daimler Trucks, a empresa tem apostado no desenvolvimento de um portfólio de caminhões elétricos a bateria, com destaque para os modelos eCascadia, um semi-caminhão elétrico classe 8, e o eActros, um caminhão elétrico urbano de curto alcance. 

Há cerca de dois anos, a Mercedes-Benz anunciou o eActros LongHaul, que na verdade é uma versão de longo alcance do eActros, sendo que durante o IAA a montadora alemã apresentou o modelo ao público pela primeira vez e divulgou as especificações mais importantes. 

Galeria: Mercedes-Benz eActros LongHaul

Entre os destaques, está o fato de o caminhão elétrico ser equipado com três pacotes de bateria para uma capacidade total de "mais de 600 kWh":

O eActros LongHaul apresentado na IAA fornece uma prévia da linguagem de design do veículo de produção com seus contornos claros e uma faixa de luz LED na área frontal. A Mercedes-Benz Trucks também anunciou informações adicionais sobre a série eActros LongHaul. Três baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eixo elétrico, geram uma potência contínua de 400 kW e um pico de saída de mais de 600 kW.

A Mercedes-Benz também informou que o caminhão elétrico utilizará células LFP (fosfato-ferro-lítio), que têm como característica uma vida útil mais longa e maior quantidade de energia utilizável. A autonomia declarada é de "cerca de 500 km" com uma única carga. 

Outro declaração importante é sobre a vida útil do caminhão elétrico: a Mercedes diz que o veículo terá uma durabilidade de mais de 10 anos e 1,2 milhão de km. Além disso, terá uma bateria que pode ser recarregada de 20 a 80% em "bem menos de 30 minutos" ao usar uma estação de carregamento com uma saída de "cerca de um megawatt".

Conforme programado, o Mercedes eActros LongHaul será produzido em série na linha de montagem da Mercedes-Benz Trucks na fábrica de caminhões Wörth a partir de 2024. Há protótipos em testes e novos protótipos "quase de produção" que serão testados 'na vida real' por clientes a partir do ano que vem.