A BYD aproveitou o Salão de Hanover (IAA Transportation), na Alemanha, para apresentar uma série de novas tecnologias de bateria que estarão disponíveis para os veículos elétricos comerciais da marca.
São várias novidades, mas o destaque é a nova plataforma eBus, que servirá de base para ônibus elétricos alimentados por baterias de lâminas (Blade), desenvolvidas internamente pela marca e que estão presentes em quase todos os seus carros elétricos (Han, Tan, Atto3, Dolphin e D1, entre outros), inclusive sendo vendidas para outras montadoras.
O design de economia de espaço da Bateria Blade, representando uma redução de 50%, é inerente ao desenvolvimento da plataforma eBus Blade, permitindo maior capacidade de bateria para uma autonomia mais longa, ao mesmo tempo em que reduz o peso do chassi.
E nesta semana, a montadora chinesa dá mais um passo ao anunciar o uso dessas baterias em veículos comerciais, juntamente com o lançamento de dois caminhões elétricos (7,5 e 19 toneladas) para o mercado europeu.
A tecnologia de bateria Blade da BYD possui uma configuração de célula mais segura e durável no formato Cell-To-Pack (CTP) que, inclusive, despertou o interesse de outras montadoras, como a Tesla, que pretende utilizá-la no Tesla Model Y que é montado na fábrica da Alemanha.
A BYD tem presença maciça na China, onde se consolidou como o maior fabricante de carros eletrificados. Em agosto, as vendas de veículos eletrificados de passageiros atingiram 173.977 unidades, 188% a mais do que há um ano e um novo recorde mensal - a previsão é encerrar o ano com 280.000 eletrificados saindo das linhas de produção mensalmente.
Agora, a montadora chinesa inicia um movimento de expansão global, que inclui o Brasil, onde já lançou 3 modelos elétricos: Tan, Han e D1, além do recém-apresentado híbrido plug-in Song Plus - a estratégia também inclui veículos elétricos comerciais como ônibus e caminhões.
Além disso, anunciou nas últimas semanas o início das operações em países como Alemanha, Suécia, Israel e Japão, entre muitos outros mercados globais. Nos EUA, a BYD aderiu ao segmento de veículos comerciais, oferecendo caminhões elétricos de vários níveis e ônibus elétricos escolares.
A BYD foi uma das primeiras empresas do mundo a introduzir uma frota de ônibus elétricos comerciais e, desde então, evoluiu para se tornar líder mundial neste segmento.
Fotos: Thiago Moreno (Motor1.com) e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia