Jaguar Land Rover inicia conversão de fábrica inglesa para carros elétricos

Grupo começa a trabalhar na conversão do unidade britânica; a partir daí, o Land Rover elétrico será lançado em 2024

La produzione di moduli ibridi in uno stabilimento Jaguar Land Rover La produzione di moduli ibridi in uno stabilimento Jaguar Land Rover

Como parte de sua transformação em uma marca totalmente elétrica, a Jaguar Land Rover começou a converter sua fábrica Halewood na Inglaterra para deixar a unidade pronta para a produção de apenas carros de emissão zero.

Em Halewood, um subúrbio do sudeste de Liverpool, o primeiro Land Rover movido a bateria será produzido, entre outros futuros veículos elétricos. Ele será vendido a partir de 2024.

Nova estratégia

A modernização da fábrica Halewood estava pendente há algum tempo e agora finalmente começou. A unidade terá um papel fundamental na estratégia do grupo chamada Reimagine, segundo a qual haverá uma rápida virada para a eletrificação tanto da Jaguar quanto da Land Rover.

De acordo com o comunicado, a Jaguar, que só produzirá carros elétricos a partir de 2025, dará vida a modelos topo de gama (querem competir com a Bentley) feitas com plataformas e tecnologias dedicadas que serão desenvolvidas com um investimento de quase 3 bilhões de euros (2,5 bilhões de libras), enquanto a Land Rover seguirá com um pouco mais de tempo.

Ford também em Halewood

A fábrica de Halewood foi construída pela Ford no início dos anos 60 para permitir que a marca entrasse nos principais mercados europeus com carros produzidos no Velho Continente. Em 2001, quando a Jaguar era propriedade da marca do Oval Azul, a fábrica começou a produzir o X-Type e, mais tarde, também outros modelos da montadora fundada por Sir William Lyons.

Em tempos mais recentes, com a saída da Ford e o retorno da Jaguar e Land Rover sob a propriedade da Tata Motors, a fábrica nos arredores de Liverpool se concentrou em vários modelos das duas marcas britânicas.

O curioso é o fato de que a Ford continua a ter um centro industrial em Halewood e que a empresa norte-americana também decidiu converter essas plantas para a mobilidade elétrica. Neste caso, no entanto, a produção se concentrará em trens de força para veículos movidos a bateria destinados à Europa.

Novo laboratório de eletromagnética

Voltando à questão da conversão para o elétrico, a Jaguar Land Rover também criou um novo centro em Gaydon, onde pode testar a próxima geração de carros de emissão zero em termos de interferência elétrica e rádio.

É chamado de laboratório de compatibilidade eletromagnética e avaliará o funcionamento correto de todos os dispositivos dedicados à conectividade medindo qualquer tipo de interferência eletromagnética, um fenômeno que pode ter efeitos indesejáveis até mesmo relevantes em carros onde o componente elétrico e o equipamento de software assumem cada vez mais importância.