Surgiram na imprensa europeia nesta semana manchetes como "O mais novo rival da Tesla", "China tem um novo clone da Tesla" e até "Novo clone barato da China". Na verdade, estamos falando do Changan Shenlan SL03, um novo sedã elétrico chinês. Mas, na nossa opinião, o carro não se parece mais com o Model 3 do que os outros rivais.
Tesla Model 3 e Model Y são bem aceitos na China e de acordo com os números da TroyTeslike, o Model Y agora vende muito mais do que o Model 3 com seu porta-malas limitado. No entanto, os concorrentes do Model 3 estão chegando em peso ao mercado chinês, como o BYD Seal ou o Toyota bZ3. O último rival é o Changan Shenlan SL03.
As dimensões externas são aparentemente semelhantes. O Model 3 mede 4,69 metros de comprimento e o Changan é dez centímetros mais longo de acordo com a Electrek. Mas a aparência do Changan nos parece mais esportiva do que a do Model 3, mais arredondado e discreto.
Os faróis têm formas diferentes, assim como o avental, e as saídas de ar ou inserções pretas (para sensores) também são orientadas de forma diferente. Já o interior tem maior semelhança: Ambos os modelos têm uma tela sensível ao toque horizontal e o restante do interior tem aspecto simples e até mesmo os dois logotipos nos volantes são muito semelhantes. Mas enquanto o Tesla não dispõe de uma tela de instrumentos, o Changan tem uma tela relativamente grande.
De qualquer forma, há uma diferença inegável no preço: Enquanto o Tesla Model 3 custa pelo menos 290.988 yuan (ou seja, cerca de R$ 212.000), o Changan está disponível a partir de 183.900 yuan ou R$ 134.000.
A versão básica do Shenlan SL03 oferece um alcance de 515 quilômetros; variantes mais caras podem cobrir até 705 quilômetros. Para comparação: O Model 3 oferece como modelo base com tração traseira 556 km de alcance de acordo com o ciclo CLTC chinês, a variante Performance tem 675 km declarados.
A gigante eletrônica Huawei e o especialista em baterias CATL estavam supostamente envolvidos no desenvolvimento do SL03. A entrega está prevista para começar este ano. A Changan quer produzir 15.000 carros por mês, o que daria 180.000 carros por ano. Isso significaria que a marca estatal Changan produziria mais do seu novo modelo do que a Tesla vende o Model 3 na China. De acordo com as estimativas da TroyTeslike, a montadora norte-americana venderá cerca de 152.000 unidades Model 3 na China este ano.
Fotos: Auto Home
Fonte: Electrek.co, Automobilwoche, Futurezone.at
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026