BMW melhora projeção e espera vender 400.000 carros elétricos em 2023
O diretor financeiro do Grupo BMW falou em dar "outro grande salto" em veículos 100% elétricos no ano que vem
O BMW Group tem grandes expectativas com sua crescente linha de veículos elétricos quando se trata de vendas.
Enquanto no primeiro semestre deste ano a montadora vendeu 75.891 veículos elétricos, espera-se que as vendas de VEs para todo o ano de 2022 atinjam a faixa de 240.000-245.000 unidades, disse o diretor financeiro do BMW Group, Nicolas Peter, em uma videoconferência em 26 de setembro, segundo a Reuters.
Se a estimativa da montadora se confirmar, a BMW atingirá sua meta de 10% de vendas totalmente elétricas este ano. Além disso, o volume anual de vendas de veículos elétricos seria mais que o dobro de 2021, quando o BMW Group vendeu 104.000 modelos totalmente elétricos.
Galeria: BMW iX (EUA)
A recuperação da demanda na China no terceiro trimestre depois que os bloqueios afetaram o primeiro semestre do ano – Peter descreveu 2022 como um ano de “montanha-russa” no maior mercado de vendas do BMW Group – é o principal fator por trás da revisão ascendente das vendas para o ano civil de 2022.
Os alemães obviamente não vão parar por aqui e esperam que as vendas de veículos elétricos continuem seu crescimento exponencial em 2023, quando a BMW planeja algo em torno de 400.000 emplacamentos. Nicolas Peter disse que a empresa pretende dar "outro grande salto" em veículos puramente elétricos no próximo ano.
Como outras montadoras, o BMW Group também enfrentou escassez de semicondutores e interrupções na cadeia de suprimentos relacionadas à pandemia este ano. Naturalmente, esses problemas retardaram a produção de veículos elétricos. A BMW também foi afetada pela fraca demanda na Alemanha e no Reino Unido, os maiores mercados da Europa, embora as listas de encomendas ainda estivessem lotadas. A demanda foi mais forte na França, Espanha e Itália.
O BMW Group atualmente vende vários veículos elétricos em todo o mundo: BMW iX1, iX3, i4, iX e i7, além do MINI Cooper SE. Na China, a marca BMW também oferece o sedã elétrico i3 eDrive35L, exclusivo para aquele mercado. O i4, iX e Cooper SE também estarão disponíveis nos Estados Unidos, com o i7 programado para iniciar as entregas no início de 2023.
Nos próximos anos, a montadora expandirá sua linha com o primeiro SUV elétrico da MINI no início de 2024 (antecipado pelo Aceman Concept revelado em meados do ano), o SUV Countryman elétrico em 2023 e a próxima geração Cooper SE (2023), enquanto a BMW marca lançará o i5 (Série 5 elétrico) no segundo semestre de 2023.
O Neue Klasse (Nova Classe) de veículos elétricos chegará em 2025, com o CEO do BMW Group, Oliver Zipse, dizendo recentemente que a família Neue Klasse vai estrear com um sedã elétrico do porte do Série 3 e um SUV esportivo. O primeiro carro BMW M totalmente elétrico também está na programação com um trem de força de motor quadruplo, enquanto a Rolls-Royce também lançará seu primeiro VE, o cupê Spectre, no final de 2023.
Fonte: BMW Group via Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW revoluciona produção com carros que se movem sozinhos na fábrica
Sistema de troca de baterias da NIO tem planos de expansão global
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Teste Chevrolet Blazer EV: Elétrico de vanguarda ofuscado pelo preço
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante