Quando o BMW i4 foi lançado, ele custava praticamente 20.000 euros a mais que o Tesla Model 3. Elogiado pela imprensa por conta de seu desempenho, o fato é que o carro elétrico da marca alemã tinha como ponto negativo a grande diferença de preço para o best seller norte-americano.

Mas desde então, os preços do Tesla Model 3 foram dispararam por várias razões (bloqueios na China, escassez de componentes, aumento no preço das matérias-primas...) e agora é oferecido, na França, por 53.490 euros, excluindo o bônus de 2000 euros. A diferença, portanto, diminuiu com o BMW i4 eDrive40, que começa em 59.000 euros, novamente excluindo bônus de 2000 euros.

Mas a linha será atualizada em breve, já que a marca lançará o novo BMW i4 eDrive35, um modelo menos potente que as versões eDrive40 (340 cv) e M50 (544 cv), uma vez que a montadora da Bavária anuncia 286 cv de potência, na prática, o mesmo conjunto do SUV elétrico BMW iX3, recém-lançado por aqui.  

A BMW ainda não liberou todas as informações sobre este modelo de entrada, mas podemos imaginar um desempenho médio um pouco inferior em comparação com o i4 eDrive40. Por outro lado, a bateria será menor.

A BMW anuncia uma capacidade de 70,2 kWh, contra 83,9 kWh para as outras duas versões já disponíveis no mercado. Em termos de alcance, ele é 100 km menor que na versão mais capaz, já que este eDrive35 declara 490 km de autonomia com uma única carga de acordo com o ciclo WLTP.

O sedã elétrico estará disponível para encomenda no Canadá em um primeiro momento, antes de chegar à Europa. Produzido na Alemanha, este i4 deve ser negociado a um preço base de cerca de 53.000 euros (R$ 284.000), o suficiente para competir quase que diretamente com o Tesla Model 3 mais barato. Resta saber como ficará a redução na lista de equipamentos.

De acordo com o cronograma da BMW, o i4 deve ser o próximo lançamento de carro elétrico da marca no Brasil. A estreia deve acontecer até o fim do ano, embora ainda não haja uma data oficial - a marca alemã já vende por aqui os modelos elétricos i3, iX e iX3. 

BMW i4 eDrive35: especificações

  • Comprimento: 4,78 metros
  • Distância entre-eixos: 2,86 metros
  • Potência máxima: 286 cv
  • Torque máximo: 40,8 kgfm
  • 0 a 100 km/h: 6,0 segundos
  • Consumo de energia (WLTP): NC
  • Alcance (WLTP) : 490 km
  • Capacidade da bateria de alta tensão: 70,2 kWh (bruto) / 66,0 kWh (líquido)
  • Potência máxima de carregamento: 180 kW (DC), 11 kW (AC)
  • Tempo de carregamento de 10 a 80% (DC): 32 min
  • Potência máxima de carregamento: 160 km em 10 minutos (DC)
  • Porta-malas: 470 a 1290 litros