Conhecida como o fabricante do iPhone, a Foxconn, gigante dos eletrônicos com sede em Taiwan, tem ambições automotivas e recentemente revelou seu carro elétrico que será um rival direto para o Tesla Model Y e outros modelos similares como o Volkswagen ID.4. Ele se chama Foxtron Model B e será apresentado oficialmente em 18 de outubro.
Na verdade, além de saber que o veículo é construído sobre a plataforma de carros elétricos de código aberto da Foxconn (abreviação de Mobility in Harmony) (que a empresa acredita que permitirá que seja "o Android dos veículos elétricos") os detalhes ainda são escassos. Mais provavelmente serão compartilhados em pouco mais de uma semana quando a revelação oficial for planejada. O que sabemos por enquanto é que o plano é começar a fabricar este veículo em 2024 na fábrica de Ohio comprada da Lordstown-GM.
A fábrica é projetada para uma capacidade de produção de 500.000 veículos por ano, e assim como tem feito no segmento de produção de eletrônicos, a Foxconn planeja oferecer seus serviços de fabricação a terceiros que não têm suas próprias instalações e querem terceirizar. O Foxtron Model B não será fabricado apenas nos Estados Unidos e também terá uma linha de produção na China um ano antes dos EUA, já em 2023.
O Foxtron Model B parece ter seus 15 minutos de fama, com seus detalhes afiados projetados pela Pininfarina, bem como a mistura crossover e hatchback que confunde as linhas entre esses dois estilos tradicionais de carroceria. É certamente atraente, com sua faixa de luz que percorre toda a dianteira e faróis de aparência incomum, o que significa que realmente não fugiu à regra.
A Foxtron já revelou dois modelos adicionais, ambos também projetados pela Pininfarina, o Model C e o Model E. Projetados para serem construídos em sua plataforma MiH, eles estão disponíveis com powertrains de motor único ou duplo. O Model C tem formato de carroceria SUV mais tradicional, enquanto o Model E é um sedã elegante projetado como um rival Tesla Model 3.
Todos os três veículos estão atualmente marcados como conceitos, mas todos eles parecem veículos de produção para nós, por isso é improvável que eles mudem muita coisa para o modelo final.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv