Mais um microcarro elétrico projetado para as cidades, o Mobilize DUO é apresentado de forma oficial. Considerado um sucessor do Renault Twizy, o quadriciclo para dois ocupantes mostra evolução em termos de conforto, comodidade e autonomia, se tornando ainda mais atraente dentro de sua proposta.
Revelado como conceito em janeiro de 2021, o Mobilize Duo, diferentemente do Twizy, terá um modelo de negócio onde será oferecido exclusivamente por meio de serviço de assinatura/aluguel de longo prazo ou compartilhamento.
O microcarro elétrico tem como alvo clientes particulares e profissionais, com a última categoria, incluindo autônomos, frota de empresas, operadoras de compartilhamento de veículos e micro mobilidade.
Outra novidade é que junto com a apresentação do Mobilize Duo foi revelada a versão de carga Mobilize Bento, apenas para clientes profissionais. A principal característica do Bento é o porta-malas fechado na parte traseira ocupando o espaço do banco do passageiro, fornecendo interessantes 700 litros de capacidade.
O Mobilize Duo é alimentado por um motor elétrico montado no eixo traseiro e que está disponível com duas opões de potência: Duo 45, capaz de uma velocidade máxima de 45 km/h e que pode ser conduzido sem habilitação a partir dos 14 anos, dependendo do país. A versão Duo 80 pode chegar a 80 km/h e requer habilitação na Europa.
As especificações sobre a unidade elétrica e bateria ainda não foram reveladas, mas a Mobilize afirma que o Duo tem autonomia de 140 km com uma carga pelo padrão World Motorcycle Test Cycle (WMTC), 20 km a mais que o alcance do Twizy. O modelo é compatível com um conector padrão ou do tipo 2.
Medindo 2,43 metros de comprimento, 1,30 metro de largura e 1,46 metro de altura, o Mobilize Duo pode ser considerado uma evolução natural do Renault Twizy. Ele adota o mesmo formato de carroceria e o mesmo esquema de dois assentos, embora as linhas tenham ficado mais retilíneas agora.
O resultado é uma aparência mais moderna e robusta, com destaque para a evolução na construção, o modelo é totalmente fechado (as duas grandes portas laterais possuem janelas) e os bancos ficaram mais confortáveis, com base de apoio similar aos carros convencionais.
Outro destaque é a ampla possibilidade de personalização dos elementos externos, bem como o painel. Além disso, o Duo é construído com 50% de materiais reciclados e pode ser 95% reciclado ao fim de sua vida útil.
Desenvolvido pela Mobilize, divisão da Renault dedicada à mobilidade e serviços conectados, o Mobilize Duo estará disponível por meio de assinatura flexível ou aluguel de longo prazo até o final de 2023, enquanto a versão de carga Bento só chegará ao mercado em 2024 e seria uma boa pedida também para o Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada