500.000 carros elétricos vendidos em 1 mês: a China surpreende mais uma vez
Foram 675.000 NEVs vendidos no país em setembro, incluindo 507.000 100% elétricos e 168.000 híbridos plug-in
A China do carro elétrico continua quebrando seus próprios recordes. A prova está nos dados de vendas dos NEV (New Energy Vehicles, conjunto de veículos totalmente elétricos, híbridos plug-in e a célula de combustível), que em setembro atingiu o recorde de cerca de 675 mil unidades.
São 43.000 emplacamentos a mais do que os 632.000 em agosto, quando o Dragão rompeu as 600.000 unidades pela primeira vez. Agora outro recorde, que confirma o poderoso crescimento da mobilidade sustentável à sombra da Grande Muralha.
Recorde sobre recorde
De acordo com a China Passenger Car Association (CPCA), os carros elétricos puros (ou BEVs) atingiram 507.000 emplacamentos, representando 75,1% de todos os NEVs. Os híbridos plug-in (ou PHEVs, veículos elétricos híbridos plug-in) também estão indo bem, com 168.000 registros, o que representa um aumento de 195% na comparação anual. A contribuição dos modelos a hidrogênio é insignificante.
No entanto, números incríveis, possibilitados pelo aumento em junho, julho, agosto e – de fato – setembro, em que as vendas sempre ultrapassaram o limite de 500 mil unidades. Em todo o ano de 2022, foram 4.341.000 entregas de NEVs (incluindo exportações), com média de 482.333 por mês.
BYD e Tesla na frente
Passando para o ranking dos fabricantes, a liderança ainda continua com a BYD, com 200.973 emplacamentos (94.941 BEV e 106.032 PHEV). É a primeira vez que a marca – agora familiar para os brasileiros e também europeus – ultrapassou 200 mil unidades.
Em segundo lugar vem a Tesla, depois de ter superado em grande parte os problemas na Giga Shanghai relacionados a Covid e ter fortemente relançado a produção chinesa. Precisamente 77.613 carros vendidos por Elon Musk e parceiros, obviamente todos totalmente elétricos, aos quais são adicionados 5.522 exportados, para um total de 83.135, divididos em 51.802 Model Y e 31.333 Model 3. A China continua, portanto, galopando. E deve continuar nesse ritmo em 2023. Abaixo, os números das outras marcas:
- Neta: 18.005
- Leapmotor: 11.039
- Nio: 10.878
- Xpeng: 8.468
- Zeekr: 8.276
Fonte: Electrive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Seres 3: Últimas unidades com até 74% de desconto em leilão no Brasil
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Honda e Nissan anunciam fusão histórica com foco na eletrificação
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio