page ad skin

SUV elétrico Lexus UX 300e ganha bateria maior para 450 km de autonomia

Versão 100% elétrica é atualizada pouco tempo após as variantes a combustão e híbrida

Lexus UX 300e 2023

Em maio deste ano, a Lexus revelou o UX reestilizado nas variantes com motores de combustão e powertrains híbridos, e agora chegou a hora do UX 300e totalmente elétrico se atualizar também.

Quando foi lançado em 2020, o UX 300e tornou-se o primeiro modelo de produção totalmente elétrico da Lexus. Para mantê-lo relevante diante do aumento da concorrência, a Lexus fez várias melhorias importantes em seu SUV elétrico compacto para o ano modelo 2023.

Entre eles está uma nova bateria com capacidade de armazenamento aumentada de 54,4 kWh para 72,8 kWh. Isso resulta em um alcance de condução 40% maior do que o modelo de saída — 450 quilômetros no ciclo WLTC para a Europa. A Lexus também diz que a taxa de consumo de energia é de 166,8 Wh/km e a bateria adota o padrão de carregamento rápido CHAdeMO. Os tempos de carregamento ainda não foram anunciados.

Como antes, a bateria alimenta um motor elétrico montado no eixo dianteiro com 150 kW (204 cv de potência) e 30,6 kgfm de torque. Além da bateria maior, a Lexus aplicou mais refinamentos dinâmicos ao UX 300e, bem como atualizações ativas de segurança e informação e entretenimento.

Lexus UX 300e 2023

Por exemplo, a rigidez da carroceria foi reforçada com o acréscimo de 20 pontos de soldagem ao redor das portas laterais e traseiras, enquanto a direção elétrica (EPS) e os amortecedores — de performance Yamaha na parte traseira — foram ajustados para o modelo totalmente elétrico.

A tecnologia Lexus Safety System + segurança ativa foi ampliada para o UX 300e graças à adição de uma câmera de lente única melhorada e radar de ondas milimétricas. Como resultado, o Sistema de Prevenção de Colisão agora pode detectar ciclistas durante o dia e pedestres à noite, bem como veículos que se aproximam antes de curvas à direita em cruzamentos.

Lexus UX 300e 2023

Além disso, o Dynamic Radar Cruise Control agora tem uma função de controle de velocidade de curva que desacelera o veículo com antecedência de acordo com o tamanho da curva que se aproxima. Uma função de Emergency Steering Assist foi adicionada, juntamente com o Lane Tracing Assist aprimorado que agora usa a tecnologia de IA para reconhecimento de faixa.

Passando para o sistema multimídia, ele ganha uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas de maior resolução, forma otimizada e layout de switch do painel de instrumentos e área do console, e duas novas portas USB-C. A Lexus também introduziu um aplicativo de smartphone chave digital, monitor de visão panorâmica na tela central com exibição transparente de imagem de relevo e um espaço de carregamento sem fio. 

As entregas do Lexus UX 300e atualizado terão início no primeiro semestre de 2023 na Europa. Aguardado no Brasil, o SUV elétrico ainda não foi confirmado para o nosso mercado, mas seria uma boa opção para a Toyota iniciar uma linha de modelos 100% elétricos por aqui.