Em maio deste ano, a Lexus revelou o UX reestilizado nas variantes com motores de combustão e powertrains híbridos, e agora chegou a hora do UX 300e totalmente elétrico se atualizar também.
Quando foi lançado em 2020, o UX 300e tornou-se o primeiro modelo de produção totalmente elétrico da Lexus. Para mantê-lo relevante diante do aumento da concorrência, a Lexus fez várias melhorias importantes em seu SUV elétrico compacto para o ano modelo 2023.
Entre eles está uma nova bateria com capacidade de armazenamento aumentada de 54,4 kWh para 72,8 kWh. Isso resulta em um alcance de condução 40% maior do que o modelo de saída — 450 quilômetros no ciclo WLTC para a Europa. A Lexus também diz que a taxa de consumo de energia é de 166,8 Wh/km e a bateria adota o padrão de carregamento rápido CHAdeMO. Os tempos de carregamento ainda não foram anunciados.
Como antes, a bateria alimenta um motor elétrico montado no eixo dianteiro com 150 kW (204 cv de potência) e 30,6 kgfm de torque. Além da bateria maior, a Lexus aplicou mais refinamentos dinâmicos ao UX 300e, bem como atualizações ativas de segurança e informação e entretenimento.
Por exemplo, a rigidez da carroceria foi reforçada com o acréscimo de 20 pontos de soldagem ao redor das portas laterais e traseiras, enquanto a direção elétrica (EPS) e os amortecedores — de performance Yamaha na parte traseira — foram ajustados para o modelo totalmente elétrico.
A tecnologia Lexus Safety System + segurança ativa foi ampliada para o UX 300e graças à adição de uma câmera de lente única melhorada e radar de ondas milimétricas. Como resultado, o Sistema de Prevenção de Colisão agora pode detectar ciclistas durante o dia e pedestres à noite, bem como veículos que se aproximam antes de curvas à direita em cruzamentos.
Além disso, o Dynamic Radar Cruise Control agora tem uma função de controle de velocidade de curva que desacelera o veículo com antecedência de acordo com o tamanho da curva que se aproxima. Uma função de Emergency Steering Assist foi adicionada, juntamente com o Lane Tracing Assist aprimorado que agora usa a tecnologia de IA para reconhecimento de faixa.
Passando para o sistema multimídia, ele ganha uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas de maior resolução, forma otimizada e layout de switch do painel de instrumentos e área do console, e duas novas portas USB-C. A Lexus também introduziu um aplicativo de smartphone chave digital, monitor de visão panorâmica na tela central com exibição transparente de imagem de relevo e um espaço de carregamento sem fio.
As entregas do Lexus UX 300e atualizado terão início no primeiro semestre de 2023 na Europa. Aguardado no Brasil, o SUV elétrico ainda não foi confirmado para o nosso mercado, mas seria uma boa opção para a Toyota iniciar uma linha de modelos 100% elétricos por aqui.
Fonte: Lexus
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Lexus RX 450h+: híbrido plug-in reúne luxo e eficiência
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Lexus RX 450h+: SUV híbrido plug-in de luxo chega ao Brasil por R$ 609.990
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Lexus pode lançar sedã ES elétrico e dar origem a um Toyota Camry EV
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota terá sedã elétrico com 800 km de alcance para encarar Tesla Model 3