Honda e LG anunciam giga fábrica de baterias para veículos elétricos
Nova fábrica de baterias entrará em operação em 2025 no Ohio e atingirá 40 GWh de produção anual
Honda e LG Energy Solution anunciaram uma Gigafactory em Ohio: ela será construída cerca de 60 km ao sul da cidade de Columbus. As duas empresas disseram que a nova fábrica de baterias será construída por meio de uma joint venture com um investimento de US$ 4,4 bilhões.
Ambas as empresas já haviam anunciado a operação em agosto, mas sem dar detalhes sobre a localização e capacidade da fábrica. Agora, no entanto, eles divulgaram mais informações sobre isso.
Mais de 2.000 empregos
A empresa japonesa e a fabricante sul-coreana de baterias também disseram que para iniciar a produção uma soma igual a 3,5 bilhões de dólares terá que ser alocada, mas para chegar à capacidade total, outros 900 milhões serão necessários. No total, a Gigafactory em Ohio criará 2.200 empregos.
A Honda, separadamente, investirá mais US$ 700 milhões para atualizar outras instalações de produção que possui nos EUA para adaptá-las à produção de veículos elétricos. Entre essas três unidades dedicadas aos motores, incluindo Ohio, que graças à conversão para a mobilidade elétrica contratará outros 300 trabalhadores.
Começa em 2025
A construção da nova Gigafactory, que começará após a criação da joint-venture (atualmente sob aprovação regulatória), está prevista para começar no início de 2023 e terminar em 2024. A produção de baterias deve começar no ano seguinte, em 2025. A fábrica de Ohio atingirá volumes anuais de 40 GWh.
A Honda, cujo compromisso nos Estados Unidos sobre o tema dos carros elétricos também passa pelo acordo com a General Motors, deve, em vez disso, começar a produzir modelos movidos a bateria em solo americano em 2026 e quer vender apenas carros de emissão zero na América do Norte até 2040.
Galeria: Honda e:N Series
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda 0 Series EV: Protótipos de sedã e SUV prontos para estrear em 2026
Land Rover: Defender elétrico ainda está longe de acontecer
Honda e Nissan anunciam fusão histórica com foco na eletrificação
Moura lança bicicleta elétrica com 100 km de autonomia
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Ram desiste de 1500 Long Range com extensor de autonomia
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030