A Honda e a LG Energy Solution acabaram de anunciar a criação de uma joint venture para a produção de baterias nos Estados Unidos. A nova empresa produzirá baterias para carros elétricos das marcas Honda e Acura vendidos na América do Norte.

A parceria entre as duas empresas asiáticas trará consigo um investimento de 4,4 bilhões de dólares, parte da qual será necessária para a construção de uma nova Gigafactory com uma produção anual de cerca de 40 GWh.

A nova resina plástica de ingifuge desenvolvida pela LG Chem

Produção a plena capacidade até 2025

A localização da nova fábrica de baterias ainda não foi revelada, embora já tenha sido dito que as células que sairão dessa planta, pelo menos inicialmente, serão do tipo tradicional de íons de lítio com configuração do tipo pacote. 

A construção da Gigafactory começará no início de 2023 e permitirá que a nova joint venture esteja totalmente operacional até 2025.

"A decisão de criar essa joint venture – disse Youngsoo Kwon, CEO da LG Energy Solution – decorre da crença de que o mercado de carros elétricos nos EUA em breve experimentará um momento de forte expansão. Nosso desejo é estar pronto para o aumento da demanda por veículos movidos a bateria e ganhar a confiança dos consumidores com baterias de alto desempenho, que também são produzidas no local."

Honda Prologue

Rumo à neutralidade de carbono

A Honda, por sua vez, acredita que a mudança representa um passo importante para um futuro cada vez mais eletrificado. 

"Estamos trabalhando para alcançar a neutralidade de carbono até 2050", disse Toschihiro Mibe, presidente e CEO da Honda, "e esta joint venture está em linha com nossos objetivos de longo prazo".

"A Honda acredita que o fornecimento local de baterias e componentes é um elemento-chave no desenvolvimento e implantação de veículos elétricos. Decidimos fazer isso com o principal fabricante de baterias dos Estados Unidos."

A joint venture será formalizada até o final do ano. Nestes meses irão trabalhar nos detalhes, para regular adequadamente a relação entre a Honda e a LG Energy Solution (que, entretanto, está intensificando sua atividade também na Europa), e na obtenção de todas as autorizações necessárias para criar uma nova empresa em solo americano.