A chegada da Fórmula E ao Brasil foi confirmada nesta quinta-feira (13). Com a primeira corrida de carros elétricos programada para acontecer em março de 2023, a expectativa é de que a categoria ajude a difundir ainda mais a mobilidade elétrica no país.
No evento de anúncio, o prefeito da capital destacou a relevância de uma prova automobilística, com carros elétricos, para uma cidade como São Paulo que tem adotado algumas iniciativas em busca da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
"A cidade recebe milhares de eventos culturais, esportivos e de negócios todos os anos, e ter a Fórmula E no nosso calendário é motivo de orgulho e comemoração. Uma corrida com carros exclusivamente elétricos também vem ao encontro do nosso Programa de Metas, que tem os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” como premissa de concepção e execução em cada um dos seus 77 pontos", frisou Ricardo Nunes.
Nunes destacou ainda que o evento irá gerar 2.000 novos empregos diretos na cidade, além de outros milhares de postos de trabalho de forma indireta.
A corrida irá acontecer no dia 25 de março de 2023 em um circuito no Sambódromo do Anhembi e a expectativa é de que 35 mil pessoas acompanhem o evento. Todas as arquibancadas terão visão para o grid de largada enquanto a corrida acontece pelo Sambódromo. O contrato é válido por cinco anos, com a possibilidade de renovação por mais cinco anos.
Segundo o diretor-presidente da SPTuris, Gustavo Pires, o Sambódromo do Anhembi foi encolhido pois houve uma identificação técnica de que a área era a ideal para receber a corrida. “A expectativa é que tenhamos um impacto econômico na cidade de algo em torno de 120 milhões de dólares”, disse.
“Não há dinheiro novo no investimento da Prefeitura para realização do evento. O que tem da nossa parte é estrutura e logística. Vamos usar a estrutura que foi utilizada na Fórmula Indy”, completou.
O circuito paulista terá 2,8 km de extensão, com sentido oposto ao do que recebia a IndyCar. A largada será no sambódromo, não passará pela Marginal Tietê, terá um trecho na avenida Olavo Fontoura e também uma chicane, passando pelo túnel ao lado do Palácio de Exposições.
A temporada 9 da ABB FIA Formula E World Championship irá começar em janeiro de 2023, com 18 corridas em 13 localidades pelo mundo. Trata-se da primeira categoria de carros totalmente elétricos sancionada pela FIA como Campeonato Mundial e único esporte certificado com o selo carbono zero desde sua concepção.
Serão 22 pilotos representando 11 equipes em uma temporada que traz novidades fundamentais como a uma nova geração de carros - a Gen3, que apresenta uma série de inovações de design, engenharia e produção.
É o carro de Fórmula E mais rápido até agora, com uma velocidade máxima de mais de 322 km/h, e o carro de fórmula mais eficiente já construído. A Fórmula E diz que mais de 40% da energia utilizada em uma corrida será produzida por frenagem regenerativa.
O Gen3 possui dois powertrains — 250 kW na frente e 350 kW na traseira. Seus motores elétricos proporcionam eficiência energética de 95%, em comparação com aproximadamente 40% para um motor de combustão interna.
O Gen3 pode ser carregado a 600 kW — quase o dobro da potência dos carregadores de carros elétricos de passageiros mais rápidos — para obter energia adicional durante uma corrida.
A sustentabilidade está no centro da missão da Fórmula E, e todos os aspectos da produção da Gen3 foram redesenhados com corridas sustentáveis em mente. A Fórmula E diz que as baterias Gen3 são feitas de minerais de origem sustentável, e as células serão reutilizadas e recicladas no final da vida útil.
A carroceria usará fibra de carbono reciclada de carros gen2 aposentados, reduzindo a pegada de carbono da produção em mais de 10%. A borracha natural e as fibras recicladas comporão 26% dos novos pneus Gen3 e todos os pneus serão totalmente reciclados após a corrida.
Equipe | Powertrain | Pilotos |
---|---|---|
Jaguar | Jaguar | Mitch Evans |
Sam Bird | ||
Andretti | Porsche | Jake Dennis |
André Lotterer | ||
Mahindra | Mahindra M9Electro | Oliver Rowland |
Lucas di Grassi | ||
NIO 333 | NIO 333 ER9 | Dan Ticktum |
Sérgio Sette Câmara | ||
Envision | Jaguar | Nick Cassidy |
Sébastien Buemi | ||
Porsche | Porsche | Pascal Wehrlein |
António Félix da Costa | ||
DS-Penske | DS | Stoffel Vandoorne |
Jean-Éric Vergne | ||
Maserati | Maserati | TBA |
TBA | ||
Nissan | Nissan | Norman Nato |
Sacha Fenestraz | ||
McLaren |
Nissan | René Rast |
TBA | ||
ABT | Mahindra M9Electro | Robin Frijns |
Nico Müller | ||
Techeetah | ||
Fonte: Motorsport/Prefeitura de São Paulo - Fotos: Secon
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Fórmula E apresenta medidas de sustentabilidade para o E-Prix de Londres
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Fórmula E celebra uma década como pioneira em carbono líquido zero
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Fórmula E na Itália: carros elétricos no pódio ou na contramão?