A Mercedes marcou presença no Salão de Paris com a apresentação oficial do Mercedes EQE SUV. Trata-se de um SUV elétrico que é o quarto veículo baseado na plataforma EVA2, que já deu origem aos modelos EQS, SUV EQS e o EQE.
O EQE SUV é surpreendentemente mais curto que o EQE Sedan e tem uma distância entre-eixos nove centímetros menor de 3,03 metros. Com 4,86 metros, a novidade tem apenas dez centímetros a mais que o Mercedes EQC. Além disso, o utilitário elétrico será um concorrente para modelos como o Audi e-tron e o tecnológico BMW iX de 4,95 metros de comprimento.
A linha de motores elétricos é conhecida com base no que já está disponível no EQE. No entanto, enquanto o EQE sedã usa uma bateria com 89,0 kWh nas versões de entrada (os motores mais potentes têm uma bateria de 90,6 kWh), o SUV EQE sempre usa a bateria de maior capacidade.
A versão com mais alcance do Mercedes EQE SUV é o modelo base; o EQE 350+ deve cobrir até 590 km, dependendo do pacote de equipamentos. Para comparação: o sedã com o mesmo motor vai a 639 km, e a versão do SUV do EQS com maior alcance também pode ir muito mais longe com 671 km – aqui, no entanto, há uma bateria de 108 kWh. O Mercedes EQC, por outro lado, fica significativamente abaixo com um máximo de 437 km.
A bateria do EQE consiste em dez módulos com química NCM811. Assim como no EQE, o software da bateria permite atualizações remotas (OTA). A Mercedes oferece uma garantia de 10 anos ou 250.000 quilômetros para a bateria.
O carregamento padrão é de 11 kW em corrente alternada e 170 kW de corrente contínua; um carregador de bordo de 22 kW está disponível como opcional, exatamente como no EQE. O que é novo, entretanto, é a bomba de calor - no sedã, não há menção de uma no comunicado de imprensa para a apresentação ou na lista de preços.
Como antes, a propulsão fica a carga exclusivamente de motores síncronos de ímã permanente (PSM); o EQE 350+ de tração traseira tem uma potência de 215 kW (292 cv), o EQE 350 4Matic de tração total tem a mesma potência, mas distribuída sobre ambos os eixos. O EQE 500 4Matic oferece 300 kW (408 cv) de tração nas quatro rodas.
Nos modelos de tração integral, o motor elétrico no eixo dianteiro pode ser completamente desacoplado por uma unidade de desengate (DCU). Com carga baixa, o DCU muda para o modo de condução 4x2 e o motor elétrico e a transmissão responsável no suporte do eixo dianteiro ficam inoperantes. Isto elimina em grande parte as perdas por arrasto que de outra forma seriam comuns.
Além das versões normais, há duas versões AMG disponíveis na Alemanha: a AMG EQE 43 com 476 kW (647 cv) e a AMG EQE 53 com 460 kW (625 cv), sendo que a potência desta última pode ser aumentada para 505 kW (686 cv) com o pacote Dynamic Plus.
O Mercedes EQE SUV será construído em Tuscaloosa (Alabama/USA). A produção começará em dezembro, portanto, as primeiras unidades só devem ser entregues no começo de 2023. Os preços ainda não foram anunciados.
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