Luca De Meo, CEO da Renault, tem o rali no coração. Ele já demonstrou isso no passado em mais de uma ocasião: na FCA, quando ele era um apoiador do retorno às corridas com o Fiat Punto Super 2000, e especialmente na Volkswagen, quando começou o programa WRC com o Polo.
Agora, o chefão retorna ao ataque e pede à FIA para abrir corridas de estrada para carros elétricos. Isso poderia permitir que o fabricante francês se engajasse novamente com o espetacular R5 Turbo 3E que acaba de ser mostrado ao público no Salão do Automóvel de Paris.
O carro em questão, projetado por Laurens van den Acker, é equipado com dois motores elétricos que estão posicionados sobre os dois eixos e que despejam a potência através das quatro rodas os respeitáveis 380 cv.
O R5 Turbo 3E, derivado do futuro Renault 5 elétrico, que ficará pronto em alguns anos e no momento está sendo apresentado na forma de conceito, foi feito pensando no R5 com o tempero dos anos 80 que fez legiões de fãs sonharem, especialmente com pilotos como Jean Ragnotti ou Bruno Saby.
Em uma reportagem da Reuters, direto do Salão de Paris, De Meo explicou:
"Nós quase encontramos a solução técnica para fazê-lo, só temos que encontrar o orçamento. Se os negócios correrem melhor do que o esperado, talvez possamos nos dar ao luxo de desenvolver este projeto. Seria perfeito para torná-lo o topo de gama na Renault."
"O sonho seria lutar por um Campeonato Mundial de Rally - concluiu o CEO - para que a FIA revisasse os regulamentos para autorizar veículos elétricos puros".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada