Salão de Paris: Hopium Machina, o sedã a hidrogênio com 1.000 km de alcance
Protótipo de 500 cv é apresentado no Salão de Paris de 2022 e já possui 1.000 encomendas
O Salão de Paris voltou a ocorrer após uma pausa de quatro anos. E embora algumas das montadoras tradicionais tenham se ausentado, há mais espaço livre para os novos fabricantes ou startups. Este ano, por exemplo, a empresa francesa Hopium aproveitou o momento para apresentar o Machina, um sedã movido a hidrogênio bastante interessante.
A Hopium foi fundada em 2019 pelo piloto francês de corridas Olivier Lombard. O objetivo é combinar a natureza com a mobilidade através de um design chique e tecnologia amigável ao meio ambiente. E eles já mostraram um protótipo desse modelo em junho de 2021.
Galeria: Hopium Machina no Salão do Automóvel de Paris 2022
O belo sedã Hopium, parece estar em algum lugar entre o Porsche Taycan, Audi e-tron GT e um modelo BYD, mas é ainda mais elegante e alimentado por uma célula de combustível. Afirma-se que ele tem 500 cv de potência, pode transportar mais de 6 kg de hidrogênio, tem um alcance de 1.000 km e pode ser reabastecido em 3 minutos. O fabricante também atesta o desempenho do carro. A velocidade máxima declarada é de 230 km/h e o 0-100 km/h em cerca de 5 segundos.
Além disso, o Machina deve estar totalmente conectado à rede e apoiar a condução com assistentes autônomos. No vídeo linkado no YouTube pela Hopium, por exemplo, você pode ver que o grande quadro de instrumentos atrás do volante desaparece no painel e os passageiros se inclinam ainda mais para trás.
Como veículos desenvolvidos por empresas pequenas e desconhecidas podem ser vistos nas ruas em algum momento ainda é bastante incerto, também no caso do Hopium Machina. No entanto, o fabricante já está procurando um local de produção e afirma ter encontrado um na região da Normandia.
A construção da fábrica deverá começar em um terreno de 85 hectares em 2024, antes que cerca de 20.000 veículos por ano possam sair da linha de produção em 2025. Segundo a Hopium, já foram feitas 1.000 reservas para o Machina, embora o preço de compra deva ser em torno de 120.000 euros (R$ 620.000).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Alpine Alpenglow Hy6 aparece em Paris com motor V6 a hidrogênio
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Renault mostra conceito de van elétrica na Europa que conhecemos no Brasil
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Renault 17: Nova versão do clássico com motor elétrico de 272 cv