Os microcarros elétricos estão com tudo na Europa. E a estreia desta vez é o atualizado XEV YoYo, apresentado ao público no Salão de Paris com uma série de melhorias em relação ao modelo original. Para o ano modelo 2023, o pequeno elétrico passou por alguns retoques estéticos, melhorou o desempenho e conta com um nível maior de conforto.
O carro elétrico urbano também vem com duas novas cores de carroceria: Crushed Mint e Olive Stone, a primeira estará disponível com a versão regular, a segunda, no entanto, é uma pintura especial feita apenas para o lançamento no salão.
Apesar das dimensões micro (2,5 metros de comprimento), o XEV YoYo é um carrinho simpático e até bem equipado. Ele possui botão de partida, ar-condicionado, teto panorâmico e tela multimídia sensível ao toque na parte central do painel.
Pesando apenas 450 kg, o microcarro é impulsionado por um motor elétrico com 7,5 kW de potência (15 kW de pico), o suficiente para uma velocidade máxima de 80 km/h. A bateria de lítio que alimenta o sistema garante autonomia de até 150 km com uma carga, que é mais do que suficiente para a sua proposta.
Além das inovações acima mencionadas, o XEV YoYo mantém as vantagens já conhecidas. Antes de tudo, o engenhoso sistema de troca de baterias que facilita a retirada da bateria de seu compartimento, localizado perto do para-choque traseiro, e inserir uma bateria carregada para que você não tenha que esperar no eletroposto para recarregar.
O sistema, na Itália, funciona graças à colaboração firmada com a Eni, que possui algumas estações dedicadas à troca de baterias em seus postos de serviço. No Salão do Automóvel de Paris, entre outras coisas, foi apresentado o novo compartimento dedicado à troca de baterias, mais eficiente e seguro.
O XEV YoYo, em Paris, também se apresenta sob o disfarce sem precedentes de um protótipo de condução autônoma. Foi criado em colaboração com a empresa de engenharia de Turim Teoresi, que ajudou a desenvolver um exemplar do carro elétrico capaz de se deslocar no trânsito sem a necessidade de intervenção humana.
Quem sabe se no futuro ele não possa realmente entrar em serviço, talvez como parte da frota Enjoy que já utiliza os XEVs YoYo "normais" para sua atividade de compartilhamento de carros.
O fato é que esses microcarros elétricos estão cada vez mais presentes na Europa. Mas seria uma boa opção por aqui? Deixe seu comentário abaixo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Jadlog testa van elétrica nacional Arrow One