A Renault apresentou o sucessor do Twizy. Na verdade, a Mobilize, a divisão dedicada aos serviços de mobilidade sustentável mostrou no Salão de Paris o Mobilize Duo, uma espécie de Twizy "2.0" baseado no mesmo conceito do famoso carro elétrico de dois lugares nascido em 2011.
O Duo nasceu de uma ideia: oferecer um meio ágil de se locomover pelas estreias vias urbanas onde as restrições de tráfego imperam.
Ágil, pequeno e totalmente elétrico, o Mobilize Duo é impulsionado por um motor elétrico alimentado por uma bateria que promete até 140 km de autonomia. Equipado com tração traseira, o carro francês será oferecido em duas variantes: uma com velocidade máxima de 45 km/h, projetada para adolescentes a partir de 14 anos, mesmo sem habilitação, e outra com velocidade máxima de 80 km/h adequada para quem tem carteira de habilitação B na Europa.
Olhando para as dimensões, o Duo tem um comprimento de 2,43 metros, uma largura de 1,30 metro e uma altura de 1,46 metro. Em termos de dimensões, em tese, permite estacionar três unidades de forma perpendicular em uma única vaga de estacionamento padrão.
O Mobilize Due é feito em um chassi tubular com carroceria de polipropileno, um material plástico não pintado. No estilo do Citroën Ami, o carro oferece inúmeras soluções para reduzir custos de produção. Estas incluem, por exemplo, para-choques dianteiros e traseiros idênticos, que permitem que apenas um molde seja utilizado na produção.
O carro, equipado com duas portas grandes que abrem verticalmente, também possui uma série de compartimentos bastante convenientes na cabine. Entre as soluções inteligentes, também há uma opção que permite acomodar uma cadeira de rodas dobrável.
"O design de nossos veículos e serviços tem o DNA da marca Mobilize", disse Patrick Lecharpy, diretor de Design de Marca.
"Somos inspirados por códigos urbanos para projetar objetos de mobilidade que escapam dos códigos automotivos tradicionais. Com a Mobilize, inventamos uma nova forma de se relacionar com a mobilidade que passa pelo meio digital e objetos. No futuro, a Mobilize será escolhido pela experiência que oferece: mobilidade sustentável e conectada, mas também responsável, acessível, divertida, prática, robusta e fácil de usar".
Projetado em nome da modernidade, com atualizações remotas (OTA) para infornação e entretenimento e partida sem chave (o Mobilize Duo estará disponível tanto para clientes particulares quanto para empresas e poderá ser usado utilizando uma das três fórmulas de aluguel desenvolvidas pela própria Mobilize, que são caracterizadas por alta flexibilidade.
O microcarro elétrico chegará ao mercado em cerca de um ano, com vendas previstas para o final de 2023. Para a versão comercial, chamada Bento, com carroceria traseira, os clientes terão que esperar até 2024.
Trata-se de uma opção interessante para os centros urbanos europeus e poderia, no futuro, se adequar ao Brasil, que ainda não pavimentou seu caminho com os microcarros elétricos. Vale lembrar que a Citroën estuda lançar o Ami por aqui, que ainda depende de questões técnicas e legais.
Fotos: Fábio Trindade/Motor1.com
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