Quando a BMW mostrou pela primeira vez as fotos do super SUV híbrido plug-in XM lançado para celebrar os 50 anos da Motorsport, a internet imediatamente começou a discriminá-lo. Os principais pontos de controvérsia foram seu estilo incomum, seu nome, o fato de ser eletrificado e, claro, o fato de ser um SUV.
Mesmo o fato de que ele ainda tinha um grande V8 sob o capô não agradou os haters, nem sua potência de 653 cavalos e 81,5 kgfm de torque. Haverá uma versão Red Label ainda mais potente com mais de 750 cavalos de potência, com torque máximo subindo para 102 kgfm - números impressionantes para um SUV.
Mas agora que o cenário está definido, alguns meses depois que o BMW XM foi mostrado pela primeira vez online, as opiniões parecem estar mudando. O XM é, afinal, voltado principalmente para os mercados norte-americano e chinês (mesmo que a BMW não diga isso de forma clara) e o fabricante supostamente recebeu um feedback muito bom e espera que este modelo seja um sucesso.
Mesma na Europa Oriental, mais especificamente na Romênia, onde os SUVs também são muito populares, a BMW espera vender algumas dezenas destes por ano. Quando participei da revelação local ontem à noite, realizada em um local muito adequado no norte de Bucareste, a marca anunciou que mesmo no pequeno mercado local eles já tinham 15 pedidos para o veículo, que deve custar cerca de 180.000 euros (R$ 920.000) com alguns opcionais.
E vendo esse SUV esportivo ousado e ousado pessoalmente, comecei a entender de onde vem o apelo. Em primeiro lugar, porém, gostaria de deixar claro que eu também era uma das pessoas que criticaram a BMW por fazer um SUV híbrido plug-in como seu veículo de meio século de aniversário.
Talvez eu esteja vivendo no passado quando digo que ainda não acho apropriado que o emblema M esteja em um SUV, embora o mercado e os números de vendas rapidamente me contradigam. E o veículo em si não é tão ruim de se olhar pessoalmente - eu acho que tem painéis dianteiros e traseiros muito fortes, propositais, mas o perfil lateral poderia ter um pouco mais de apelo.
Você não pode reclamar de falta de inspiração no interior, no entanto. Com o couro azul nos bancos, o couro marrom vintage no painel, o belo painel iluminado e a posição de condução muito esportiva, tem que ser um dos interiores de carro mais legais da indústria no momento.
Talvez eu preferisse um sedã sob medida com um interior semelhante em vez deste SUV. Mas sentado dentro de um BMW XM ele encontra muitas maneiras de seduzir você. Deixe sua opinião sobre este SUV plug-in monstro nos comentários.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028