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1.000.000 de pontos de recarga até 2030: o investimento colossal da Alemanha

O governo cobrirá o país com pontos de recarga nos próximos 3 anos. E aumentará em 10 vezes os carros elétricos até 2030

Alemanha

A Alemanha anunciou uma verdadeira ofensiva para ampliar a infraestrutura de carregamento e adoção de carros elétricos na maior economia da Europa. "O nosso objetivo é acelerar a expansão da infraestrutura de carregamento, simplificar o processo de carregamento e facilitar a transição para o carro elétrico. A mobilidade sustentável cresce rapidamente, por isso temos de ser rápidos também".

Estas são as palavras de Volker Wissing, Ministro Federal dos Transportes da Alemanha, ao apresentar o último pacote de iniciativas lançado por Berlim para encorajar o boom dos carros elétricos a bateria. A começar pelos pontos de carregamento, que receberão um financiamento de 6,3 bilhões de euros em três anos.

1 milhão de eletropostos em 2030

Os fundos irão para novos pontos de carregamento, que verão os números crescer até 14 vezes, dos atuais 70.000 para 1.000.000 em 2030, pelo menos de acordo com os planos. As novas infraestruturas se concentrarão principalmente em municípios ainda "pobres" em estações.

 

Por outro lado, a multiplicação de carros elétricos e híbridos plug-in planejada deverá ser feita por 10, porque se existem hoje 1,5 milhão de carros eletrificados nas ruas, dentro de oito anos serão 15 milhões. Outro ponto importante do programa é acelerar o processo de instalação de pontos de carregamento.

Opiniões contraditórias

Conduzir veículos com emissões zero "deve ser uma experiência positiva", recorda o ministro, que depois reafirma: mesmo que o impulso para a mobilidade sustentável venha num contexto complicado para o mercado da energia, um futuro limite máximo para os preços da energia elétrica ajudará os motoristas. A crise, promete ele, também não afetará as metas climáticas a longo prazo.

O movimento de Berlim, no entanto, deparou-se com opiniões divergentes em casa. Por um lado, existem organizações industriais que ainda se queixam de uma certa lentidão no crescimento do carro elétrico, denunciando políticas consideradas inadequadas; por outro lado, existe a Associação da Indústria Automotiva Alemã (VDA), que fala de um passo importante. No meio estão as empresas de energia, que exigem um planejamento mais detalhado. 

O fato é que a Alemanha anunciou um mega investimento para criar uma infraestrutura real para carros elétricos, bem como promover sua adoção em massa nos próximos anos. Tudo isso em meio à grave crise energética que a Europa enfrenta por conta da guerra na Ucrânia, entre outros problemas locais. Vamos acompanhar o desenrolar dessa iniciativa nesse cenário tão desafiador. 

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