A montadora chinesa BYD continua sua expansão agressiva nos mercados internacionais com o anúncio de que começará a vender seus carros elétricos e híbridos plug-in na Alemanha e na Suécia a partir do quarto trimestre deste ano.

Após o lançamento na Austrália em fevereiro, a estreia no Japão no mês passado e a anunciada entrada nos Países Baixos em setembro, a BYD nomeou o grupo europeu de revendedores Hedin Mobility Group para distribuir e vender seus carros de passeio na Suécia e Alemanha.

A empresa recebeu o status de "Dealer+" da BYD, que concede serviços oficiais de distribuição, vendas e pós-venda para veículos da marca BYD em ambos os países.

A Hedin abrirá concessionárias na Suécia e Alemanha a partir de Estocolmo em outubro, com a primeira de várias lojas alemãs sendo abertas no mesmo mês. A BYD lançará sites para os clientes de cada mercado ainda este mês, com informações sobre os modelos disponíveis a serem anunciados em setembro.

BYD Seal

O início das vendas será em outubro de 2022, com as primeiras entregas na Alemanha e na Suécia para os compradores iniciais sendo agendadas para o quarto trimestre de 2022.

"Temos o prazer de fornecer tecnologias líderes mundiais dentro de nossa linha inspiradora de novos veículos de passageiros de energia para o público alemão e sueco. Acreditamos que o momento é perfeito para atender à demanda dos consumidores por soluções mais ecológicas."

Michael Shu, Gerente Geral e Diretor Geral da BYD Europa e Divisão de Cooperação Internacional

O grupo nomeado venderá veículos BYD na Suécia através de seu grupo de concessionárias Hedin Bil e através de concessionárias especialmente selecionadas na Alemanha. As duas partes trabalharão juntas para selecionar os principais revendedores de diferentes regiões da Alemanha para representar a marca de carros de passeio BYD.

BYD Dolphin carro eletrico - externas(15)

O Hedin Mobility Group é um dos maiores grupos de concessionárias privadas da Europa, operando mais de 230 concessionárias em oito países, incluindo a Alemanha, com uma significativa presença de concessionárias na Escandinávia. O grupo vendeu mais de 125 mil veículos em 2021.

Na Europa, a BYD vende atualmente carros de passeio apenas na Noruega, onde sua única opção no momento é o SUV elétrico Tang (BYD Tan aqui no Brasil). É provável que a montadora expanda sua linha na Alemanha e na Suécia para incluir modelos baseados em sua plataforma e 3.0 e alimentados pelas baterias Blade com química LFP e sistema cell-to-pack.

A linha pode incluir ainda o recém-apresentado BYD Seal, o SUV compacto Atto 3 e o hatchback compacto Dolphin. Resta saber se o sedã topo de linha BYD Han também será oferecido para os alemães e suecos.

Essa estratégia de nomear um grupo local para vender seus carros elétricos é a mesma que a BYD adotou aqui no Brasil, ao se associar, por exemplo, ao grupo Eurobike para a concessionária localizada em São Paulo (SP), bem como outros grupos nas diversas regiões do país.